Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Fenômeno que deixa a neve rosa se intensifica e preocupa cientistas

Fenômeno que deixa a neve rosa se intensifica e preocupa cientistas
0Shares

O “sang de glacier”, ou “sangue glaciar”, tem sido observado há séculos. À medida que a primavera vai indo embora e o verão se aproxima, a neve dos Alpes Franceses começa a ganhar cores que vão do vermelho, passam pelo laranja e chegam ao rosa claro. A coloração vem de algas que mudam de aspecto para se protegerem dos raios ultravioletas do sol. Mas nos últimos anos esses habitats observaram um aumento na proliferação dessas algas.

Estudos preliminares publicados na revista Frontiers in Plant Science mostram que esse aumento pode estar relacionado com as mudanças climáticas. Os cientistas apontam que as algas consomem dióxido de carbono e que, portanto, o aumento nos níveis de CO2 na atmosfera pode ser o motivo pelo qual elas estão prosperando tanto.

Além de ter suas causas relacionadas com o aquecimento do planeta, o agravamento do fenômeno pode trazer consequências nesse sentido.

Isso porque a cor branca da neve e do gelo faz com que eles reflitam para a atmosfera boa parte dos raios solares que incidem sobre esses ambientes. Mas com a mudança de cor, a neve deixa de refletir parte dos raios solares, e altera um dos sistemas naturais que ajuda a resfriar as temperaturas na Terra. Quando os raios do sol deixam de ser refletidos, eles passam a ser absorvidos, fazendo com que a neve se aqueça mais rapidamente e acelerando o derretimento nessas zonas geladas.

Fonte: Um só planeta

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *