Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Filhotes de tartaruga gigante de Galápagos nascem em zoológico na Inglaterra

Filhotes de tartaruga gigante de Galápagos nascem em zoológico na Inglaterra
3Shares

Os dois recém-nascidos mais fofos do pedaço são filhos de Charlie, de 21 aninhos, e de Dirk, um respeitável senhor de 70 anos. Os gêmeos, que atualmente são mais ou menos do tamanho de uma bola de tênis, podem chegar a mais de 190 kg depois de adultos e podem viver mais de 100 anos. Esta foi a primeira reprodução em cativeiro de uma tartaruga gigante de Galápagos que foi bem sucedida em um zoológico inglês.

O paizão orgulho recebeu o nome de Dirk em homenagem a um personagem do clássico Boogie Nights, Dirk Diggler. No zoológico onde os bebês gigantes nasceram, o Crocodiles of the World, vivem outros dois exemplares da espécie além de Dirk e Charlie: as fêmeas Zuzu e Isabella.

Os quatro répteis acasalam regularmente, mas é muito difícil as fêmeas colocarem ovos férteis. Quando Charlie colocou os dois ovinhos eles foram levados para uma incubadora por quatro meses, até o nascimento dos filhotes.

Diferença de tamanho entre pai e filho é impressionante — Foto: BNPS

Diferença de tamanho entre pai e filho é impressionante — Foto: BNPS

As tartarugas gigantes de Galápagos estão listadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, informa a BBC. Existem cerca de 15 mil animais desta espécie no mundo, uma queda bem expressiva na comparação com a estimativa do século 19, quando havia cerca de 200 mil deles. Hoje, enfrentam um futuro incerto, principalmente devido à superexploração histórica e à predação de ovos por espécies invasoras.

Sobre o nascimento dos gêmeos, Shaun Foggett, fundador da Crocodiles of the World, disse: “Estamos incrivelmente orgulhosos de ter criado com sucesso essas tartarugas, que já estiveram muito próximas da extinção. Todos esperávamos por este dia desde que as tartarugas gigantes se juntaram a nós em 2018 e é uma conquista significativa para ajudar na conservação da espécie”.

3Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *