Flora e fauna nativa da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica recebem Plano de Ação
IEF coordena plano que beneficia 24 espécies criticamente ameaçadas de extinção no Território Espinhaço Mineiro
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) do estado de Minas Gerais lançou recentemente o Sumário Executivo do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro). Este território abrange os biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica e possui uma diversidade única de espécies de fauna e flora.
Os Planos de Ação Territoriais são instrumentos que procuram melhorar a conservação das espécies ameaçadas de extinção e que respondem ao cumprimento da Meta 12 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). No âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, a criação dos PATs contempla as espécies na categoria de Criticamente em Perigo (CR) de extinção, de acordo as Listas Oficiais Nacionais, que não contam com nenhum instrumento de Conservação como Planos de Ação ou Unidades de Conservação (UC).
Durante a oficina de elaboração do PAT Espinhaço Mineiro, a equipe coordenadora e atores estratégicos realizaram o Mapa de Análise de Custos e Oportunidades no qual levaram em consideração os insumos e mapas produzidos no Projeto Áreas Prioritárias — resultado da contratação realizada pelo IEF com o WWF Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Biodiversitas — além dos principais vetores de pressão e das áreas do território impactadas com maior chance de sucesso e sinergia com ações já planejadas. O território abarca 70 municípios e foi dividido em quatro regiões: Norte, Centro-Norte, Centro-Sul e Sul.
As ações serão coordenadas pelo IEF, acompanhadas pelo Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), com representante de 12 instituições, e articuladas por diversos parceiros locais. Dento do escopo do PAT Espinhaço Mineiro será realizado um estudo de avaliação rápida de endemismo da flora com ferramentas de análise de big data, além de ações que promovam a inclusão de artistas locais e o cuidado com espécies criticamente ameaçadas de extinção.
Acesse aqui para colaborar com as ações de implementação do PAT Espinhaço Mineiro.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O Projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora. O objetivo é alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Fonte: eCycle