Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Fornos solares: é assim que você cozinha sem eletricidade graças ao sol!

Fornos solares: é assim que você cozinha sem eletricidade graças ao sol!
0Shares

Se você está procurando maneiras alternativas de cozinhar alimentos mais saudáveis ​​e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto que eles podem ter no planeta, provavelmente já leu sobre a importância de reduzir o plástico na cozinha e experimentou alimentos desidratados .

Desta vez, quero falar sobre um método de cozimento perfeito para países ensolarados: o cozimento solar. Ou melhor, vou apresentar a vocês os fornos solares , sistemas ainda desconhecidos da maioria das pessoas, mas com grande potencial e muitas vantagens para quem quer cozinhar de forma mais saudável, ecológica e econômica.

 

O que é um forno solar e para que ele serve?

Um forno solar, ou fogão solar, é um dispositivo que permite cozinhar alimentos usando a energia do sol. É uma tecnologia simples que, diferente de outros tipos de fornos convencionais, utiliza o sol para produzir calor.

Em outras palavras, esses dispositivos permitem que você cozinhe sem usar combustíveis como gás, carvão ou eletricidade.

Além disso, são leves, compactos e fáceis de montar. Todas as características que aumentam sua praticidade em situações como acampamentos ou refeições ao ar livre.

Existem basicamente dois tipos de fornos solares :

  • De concentração . Aqueles equipados com um sistema de coletor solar que utiliza uma antena parabólica, que concentra a energia em um ponto onde uma panela ou frigideira é colocada. É ideal para ferver água ou fritar.
  • Térmicas . Elas também são conhecidas como caixas solares ou fornos tubulares. Elas funcionam como uma garrafa térmica, graças a uma camada de vidro e uma placa de metal que recebe os raios solares e os transforma em calor. Este sistema mantém o calor dentro do aparelho onde o alimento é cozido em temperaturas que podem chegar entre 200 e 300 ºC.
  • Híbridos . Esta versão de fornos solares combina duas fontes de energia: solar e elétrica. Dessa forma, você pode aproveitar seu forno solar mesmo em condições de pouca luz ou para um jantar ao ar livre à noite.

Como funciona?

fornos solares

Existem diferentes partes de um forno solar dependendo do modelo, mas, em geral, a operação é semelhante. Este sistema se baseia no aproveitamento da energia solar, capturando-a por meio de espelhos ou refletores feitos de outros materiais que concentram ou direcionam a energia para um único ponto para maximizar o calor.

Em fornos solares de alta qualidade, os refletores podem aproveitar quase 100% da luz solar para transformá-la em energia.

Obviamente, o processo de cozimento é diferente dos fornos convencionais, por isso é importante seguir cuidadosamente as instruções do fabricante para um uso seguro e eficiente.

As instruções básicas consistem em:

  1. Coloque a comida na bandeja.
  2. Abra o forno.
  3. Posicione a bandeja e feche.
  4. Aponte o forno em direção ao sol, garantindo que uma sombra bem definida seja projetada atrás dele.

Antes de usá-lo pela primeira vez, é importante ler as instruções para evitar acidentes devido ao uso indevido do dispositivo. Também é importante lavar e secar a bandeja removível conforme sugerido pelo fabricante.

Seguindo as instruções, este tipo de sistema de cozimento solar pode atingir temperaturas de cozimento de até 290ºC .

Para garantir que o aparelho funcione corretamente, é importante limpá-lo corretamente após cada uso.

Quais são as vantagens e desvantagens de um forno solar?

Uma das principais vantagens dos fornos solares é que eles são muito econômicos, pois funcionam com luz solar. Mas os benefícios de cozinhar com esses aparelhos vão além da economia de energia:

  • Em condições ótimas permite cozinhar receitas simples como peixe ou legumes em 20 minutos, por isso é muito rápido .
  • A tecnologia permite que você aproveite ao máximo a energia do sol, permitindo cozinhar ao ar livre tanto no verão quanto no inverno .
  • Elas não só permitem economizar combustível, como também são a solução perfeita para reduzir o impacto das suas ações no meio ambiente . Em suma, é um método de cozimento sustentável porque economiza recursos e reduz emissões .
  • Não requer manutenção especial além da limpeza após cada uso.
  • Permite cozinhar pratos saborosos porque os alimentos são cozinhados em temperaturas que evitam a combustão e preservam melhor as propriedades nutricionais dos alimentos.

A principal desvantagem dos fornos ou fogões solares é que você depende da luz solar para preparar sua comida. No entanto, como mencionamos acima, as melhores marcas do mercado oferecem soluções híbridas que permitem que você cozinhe usando eletricidade em dias nublados ou se você quiser usar seu forno solar à noite.

Quanto tempo dura o forno solar?

Os melhores fornos solares contam com dois anos de garantia , em conformidade com as recomendações legais para este tipo de eletrodoméstico.

No entanto, se usados ​​e mantidos corretamente, esses tipos de sistemas de cozimento podem atingir uma vida útil de até 20 anos .

Resumindo, os fornos solares são uma alternativa de cozimento saudável, econômica e altamente sustentável que pode substituir métodos de cozimento movidos a combustível em países muito ensolarados.

Se você já experimentou esse sistema de cozimento, convido você a compartilhar sua experiência nos comentários no final deste post. Ficarei feliz em ler você!

Créditos da imagem: gosun.co

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *