Gana anuncia plantio de 5 milhões de árvores em um dia
Numa ação inédita pelo reflorestamento, Gana anunciou que pretende cinco milhões de árvores em diferentes partes do país em um único dia: 11 de junho de 2021, declarado como o Dia Verde de Gana. De acordo com o governo, este mega plantio deve se transformar em um evento anual pela restauração das florestas e combate à assustadora desertificação do país.
“Estamos totalmente preparados para tornar o Gana mais verde e não vamos descansar até que plantemos cada pequena planta cultivada ou doada por indivíduos e organizações para esta campanha”, declarou Owuso-Bio, presidente do Comité de Planeamento do Projeto Verde de Gana.
Segundo o ministro de Terras e Recursos Naturais, Samuel Abu Jinapor, um dos responsáveis pelo projeto, Gana tinha 8,2 milhões de hectares de florestas em 1900 e hoje esta área foi reduzida a 1,6 milhões.
“COM O PLANTIO DAS ÁRVORES TAMBÉM ESTAMOS INVESTINDO NO FUTURO.”
Samuel Abdulai Jinapor, ministro de Terras e Recursos Naturais de Gana
Algumas das principais ameaças às florestas do país são a extração ilegal de madeira para obtenção, a mineração ilegal em áreas florestais, a agricultura e a baixa pluviosidade relacionada com as alterações climáticas.
O presidente de Gana Nana Addo Dankwa Akufo-Addo vai plantar uma árvore memorial na sede do governo na capital, na cidade de Acra. ONGs, igrejas e outras organizações também declaram apoio à campanha e vão realizar o plantio de mudas em todo o país.
A Comissão Florestal de Gana vai participar com o fornecimento de mudas para as 16 regiões do território nacional. Cerca de 1,2 milhão de estudantes da rede publica vão plantar árvores hoje, além de ONGs e organizações religiosas.
A Conferência Episcopal de Gana declarou que vai plantar 1 milhão de árvores em 2021, em apoio à campanha nacional e em resposta a “Laudato si’”, a Encíclica do Papa Francisco sobre os cuidados com a casa comum.
A Ministra das Comunicações e Digitalização de Gana, Owusu-Ekuful liderou o plantio com a equipe do ministério e declarou que sem árvores a espécie humana está ameaçada.
“DESTRUÍMOS MUITO DA COBERTURA VEGETAL EM NOSSO PAÍS. DESTRUÍMOS NOSSA FLORESTA E NOSSO AMBIENTE VERDE. AGORA PODEMOS FAZER PARTE DA SOLUÇÃO.”
Owusu-Ekuful, ministra das Comunicações e Digitalização de Gana
Fonte: Ciclo vivo