50 abrigos serão instalados na cidade!
Um projeto de abrigos específicos para proteção de pássaros e corujas foi implantado em Goiânia, capital de Goiás. A cidade já instalou 30 casas para corujas e pretende chegar a 50 nos próximos dois meses. Com olhar atento, a coruja é predadora de espécies como ratos e escorpiões — cujo aumento da presença já é notável em muitas cidades. A coruja também combate cobras, outro animal peçonhento que apavora populações que vivem próximas a regiões de mata. Apesar de todos os animais serem importantes no ecossistema, é preocupante como algumas espécies tornam-se “pragas urbanas” devido à perda de seus habitats naturais.
Reconhecendo a importância da exímia caçadora e de sua preservação, a Prefeitura de Goiânia decidiu espalhar casinhas para corujas que habitam na cidade. Ainda que seja difícil abolir más práticas, e impossível garantir que não ocorram, as estruturas protegem-nas das intempéries, evitam depredação e atos de vandalismo contra o ninho.
Exemplo do trabalho foi realizado no bairro Parque Santa Rita, na região oeste de Goiânia, onde a população observou a presença de uma família inteira de corujas. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), à frente do projeto, constrói abrigos usando retalhos de madeira que sobram da produção de mesas e cadeiras confeccionadas para as praças da capital. A madeira em si é proveniente de árvores caídas em vias públicas da própria cidade e removidas para reaproveitamento em projetos paisagísticos.
A iniciativa faz parte das ações de revitalização e preservação dos espaços públicos.
Casa de coruja: como solicitar
Os moradores de Goiânia podem solicitar a instalação de abrigos em espaços públicos onde as aves fazem ninhos. Para fazer o pedido, é possível ligar na Comurg por meio do telefone (62) 3524-8555 ou entrar em contato pelo WhatsApp (62) 98596-8555. É também uma alternativa, acessar o serviço pelo aplicativo Prefeitura 24h.
Fonte: CicloVivo