Governo do México cria treze novas áreas de proteção ambiental, incluindo seis parques nacionais
Recentemente, o governo do México anunciou a criação de treze novas áreas de proteção ambiental, com seis parques nacionais e sete reservas de preservação da fauna e da flora. O objetivo é aumentar a proteção de diversos ecossistemas, incluindo regiões de praias, manguezais e vegetação costeira, onde ocorrem a nidificação de tartarugas marinhas e garantir a segurança de corredores biológicos para onças-pintadas, importantes rotas migratórias para aves e espécies polinizadoras.
Os novos parques nacionais são San Quintin, na Baja California, Nopoló e Loreto II, ambos localizados na Baja California Sur, Vicente Guerrero, em Sinaloa, e Huatulco II e Ricardo Flores Magón, em Oaxaca. Além disso, outras três áreas devem ser declaradas até o final do mês.
O México atualmente possui 200 áreas federais de proteção ambiental, e o governo está comprometido com a conservação da biodiversidade. A secretária do Meio Ambiente e Recursos Naturais, María Luisa Albores González, afirmou que esses decretos fortalecem a proteção do meio ambiente, gerando ar e água limpos e proteção contra inundações, tempestades e furacões. Além disso, é cuidado o refúgio de espécies silvestres como populações de puma, jaguatirica, crocodilo do pântano, papagaio de Yucatán, papagaio da montanha e macaco-aranha, entre outros.
A criação dessas novas áreas de proteção ambiental é uma grande satisfação para o governo mexicano, que espera deixar um legado tão grande para o povo mexicano. O México está conservando territórios, locais prioritários como reservatórios de água no México, florestas e selvas onde são gerados os fluxos fluviais mais importantes do país para o bem-estar dos habitantes, num esforço conjunto com as comunidades.
Essas novas áreas de proteção ambiental são um passo importante para a conservação da biodiversidade e a proteção do meio ambiente no México.
One thought on “Governo do México cria treze novas áreas de proteção ambiental, incluindo seis parques nacionais”