Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Greeniuz projeta painéis infravermelhos que aquecem sua casa completamente sem gás

Greeniuz projeta painéis infravermelhos que aquecem sua casa completamente sem gás
0Shares

A Greeniuz tem a solução para uma rápida transição energética. Milhões de lares na Europa devem parar de usar gás até 2030. Até agora, a solução parecia estar nas bombas de calor . Agora Greeniuz oferece uma alternativa única: painéis infravermelhos como sistema de aquecimento principal .

A startup de Dirk Bellemakers e Pieter Lapré desenvolveu um sistema de aquecimento principal composto por painéis infravermelhos inovadores. Os painéis são uma boa alternativa para uma casa com aquecimento a gás.

Na Greeniuz, eles pesquisaram, combinaram e aperfeiçoaram vários sistemas de aquecimento infravermelho já existentes. Esse longo período de desenvolvimento resultou em um produto tão eficaz quanto bonito: painéis térmicos de aparência elegante, com apenas 3,5 cm de espessura, que são instalados no interior ou no teto.

Temperatura do ar uniforme.

O funcionamento dos painéis também difere de um sistema de aquecimento tradicional.

Com um sistema tradicional, seja radiador ou piso radiante , o ar presente é movimentado. Todos nós aprendemos: o ar quente sobe, o ar frio desce.

Com o sistema Greeniuz, isso é radicalmente diferente. O painel infravermelho irradia com um ângulo de radiação de 160º ao seu redor e garante que toda a massa da sala receba alta temperatura. Por exemplo, a mesa, o chão e as paredes absorvem essa radiação e a convertem em calor. Por sua vez, eles transferem calor para o ar. Isso cria uma temperatura do ar muito uniforme.

Uma vantagem adicional é que nenhuma poeira é criada em sua casa. Isso significa que pessoas com alergias ou asma, por exemplo, serão muito beneficiadas com esse sistema.

A luz é invisível, mas emite calor radiante.

A luz infravermelha é invisível, mas emite calor radiante. Os painéis não aquecem o ar da sala, como o aquecimento central, mas as paredes, objetos e pessoas. Isso requer menos energia. Se você ligar um painel, sentirá o calor quase imediatamente. Ao contrário do piso radiante ou do aquecimento central, o painel só precisa de ser ligado quando necessitar de calor.

Você também pode facilmente aquecer um cômodo e deixar o resto da casa frio. Isso é uma vantagem para os teletrabalhadores que ainda estão acostumados a ter o aquecimento funcionando o dia todo.

Aquecimento em toda a Holanda.

Em 2020, a Greeniuz começou por equipar 750 casas com painéis de infravermelhos. Para fazer isso, eles colaboram com um grande número de associações de habitação em toda a Holanda.

Podemos equipar uma casa inteira com nossos painéis em um dia. Dificilmente causa transtornos aos moradores. Se a Holanda quiser cumprir as metas climáticas de Paris, mil casas por dia teriam que fechar. Atualmente estão sendo fabricados cerca de 40. Podemos aumentar rapidamente nossa produção para dez mil painéis por semana. Nossa ambição para 2022 é tirar 5.000 residências do gás com nossos painéis infravermelhos.

Produção sustentável e local

Lapré e Bellemakers se orgulham de ter obtido toda a produção em um raio de vinte quilômetros de Eindhoven.

A sustentabilidade é incrivelmente importante para nós. Isso se traduz não apenas no produto em si, mas em todas as decisões que tomamos. Nossa sede é em Eindhoven, a produção dos painéis térmicos é em Bergeijk.

Como resultado, mantemos nossa pegada de CO 2 extremamente baixa. A sustentabilidade também se traduz em benefícios para os clientes da Greeniuz. Os painéis, que consistem em uma placa de cerâmica em uma moldura de alumínio, não requerem manutenção. Isso contrasta com uma bomba de calor, que requer manutenção todos os anos.

Dirk Bellemakers

Num único dia, uma casa pode ser equipada com painéis de infravermelhos, proporcionando assim um aquecimento sem gás e com baixo consumo. O impacto para os moradores e a situação existente é mínimo aqui. O sistema de aquecimento principal também não requer manutenção e os custos de aquisição são baixos em comparação com outras soluções de aquecimento sem gás.

Kees Koolen, ex-CEO da Booking.com, investiu 2 milhões de euros na Greeniuz.

Com o investimento, a atual capacidade de produção da Greeniuz pode ser ampliada para dez mil painéis por semana.

Vídeo do youtube

Mais informações: www.greeniuz.nl

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *