Haitiano cria mochila solar para crianças sem acesso à eletricidade
Tudo começou quando o haitiano Mike Bellot, de 26 anos, recebeu a triste notícia de que seu primo havia morrido em um incêndio causado por uma vela usada para iluminar sua casa que não tinha eletricidade. Perplexo com a situação, ele se deu conta de que milhares de crianças também vivem situações parecidas e decidiu criar uma mochila solar que pode ser carregada com luz solar para ajudar crianças que não tem acesso à eletricidade.
Estima-se que mais de 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade. Mike se mudou para Taiwan quando tinha 22, para estudar política global e comércio internacional na Universidade de Tamkang, período em que ele perdeu seu primo.
Para evitar que esta tragédia acontecesse com mais jovens, ele então começou a desenvolver mochilas especiais que tivessem a capacidade de se carregar com energia solar e fornecer luz ao ambiente, além de carregar celulares e tablets. E foi assim que nasceu a ‘Solo Bag’, empresa que produz mochilas equipadas com painel solar, bateria integrada, porta USB, GPS para localização e lâmpada LED.
“Queríamos criar fácil e simples de usar, que as pessoas não precisassem de um manual para descobrir como funciona. Você apenas liga e desliga. Ele também carrega a si mesmo, pois queríamos que fosse extremamente autossuficiente”, explicou Mike.
O inovador sistema da mochila solar faz com que elas carreguem durante o dia através da luz solar, então a energia é armazenada nas baterias e assim está pronta para ser usada no escuro de forma segura e eficaz. E o mais incrível é que as mochilas só precisam de uma hora de exposição ao sol, para poderem ser utilizadas por 6 horas. Mais do que tecnologia, uma questão de acessibilidade!
Fotos: Nation
Fonte: Balaio do Bem