Holanda inaugura 1500 bancos de alimentos para abelhas com o objetivo de salvar a espécie
Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as populações de abelhas estão diminuindo consideravelmente nos últimos anos, o que tem atraído inúmeras iniciativas para salvar todas as espécies de polinizadores. Na Holanda, graças a uma parceria entre a The Pollinators e milhares de voluntários, 1500 bancos de alimentos para abelhas acabam de ser inaugurados.
Os bancos de alimentos nada mais são do que pontos de distribuição de sementes de flores. Para participar da ação, qualquer pessoa pode pegar uma sacolinha em um dos bancos de alimentos próximos. Cada kit possui dois gramas de sementes de flores e oferece 14 tipos diferentes de flores, para atrair diferentes espécies de abelhas. Em seguida, é só espalhar as sementes no jardim e esperar seis semanas. Uma maneira simples de atrair as abelhas e aumentar a conscientização da importância da espécie em nossas vidas.
Esta é a quarta vez que o país lança o National Sowing Day – dia da semeadura, em português. A data, 22 de abril, coincidiu com o Dia da Terra, criado em 1970 com o objetivo de criar uma consciência comum sobre a necessidade de manter a biodiversidade do planeta.
Todas as sementes são distribuídas pela organização The Pollinators. A meta é transformar este dia em uma grande mobilização nacional, onde qualquer pessoa possa contribuir para criar mais habitats para as abelhas. O projeto não poderia ser mais legítimo: mais de 70% dos alimentos consumidos por nós precisa do trabalho dos insetos polinizadores. Entretanto, não é preciso aguardar o próximo dia da semeadura para ajudar as abelhas. Simples mudanças no cotidiano são sempre bem-vindas, como evitar de podar o jardim, plantar flores e banir os pesticidas. Salvando as abelhas estaremos salvando o homem!
Fotos: ThePollinators.org
Fonte: Balaio do Bem