Homem constrói drone marinho que coleta dezenas de quilos de lixo por dia
O tubarão mecânico autônomo para coleta de lixo é uma invenção que visa acabar com os resíduos plásticos que são jogados no mar e em corpos d’água.
O mesmo pode ser encontrado no porto de Devon na Grã-Bretanha, também na Holanda, Dubai e África do Sul. Suas medidas são 1,55 metro de comprimento e 1,07 metro de largura, o que sugere que se trata de um aparelho portátil. No entanto, você pode ingerir até 60 quilos em uma única viagem.
WasteShark tem uma funcionalidade de verificação da qualidade da água e pode coletar dados relacionados à qualidade da água. Salinidade, composição química, PH e temperatura podem ser especificados por este drone aquático.
Esta tecnologia foi criada pela empresa sediada na Holanda RanMarine Technology com suporte de gestão de recursos do Horizonte 2020. Ambas as entidades lideraram o programa de inovação e pesquisa mais abrangente apresentado na União Europeia.
Os desenvolvedores tecnológicos do WasteShark foram inspirados pelo tubarão-baleia que naturalmente abre bem a boca quando pega pequenos peixes ou plâncton. Este drone aquático toma conta de qualquer resíduo plástico encontrado no fundo do mar.
“Um único WasteShark implantado cinco dias por semana tem capacidade para retirar anualmente 15,6 toneladas de resíduos dos cursos de água”, referem os promotores do tubarão mecânico.
Este tubarão de metal é alimentado por bateria. Dão-lhe uma autonomia de oito horas e é dirigido por telecomando. Dessa forma, garante-se que não afete negativamente o ecossistema, pois não apresenta emanações de combustível em seu desempenho .
Suas ações, que podem ser monitoradas por GPS, estimam a eliminação de 15,6 toneladas de resíduos por ano.
A proteção da área marinha é especialmente importante devido ao grande número de espécies que abriga. A maior variedade de espécies do planeta é encontrada no oceano. Afeto contra sua existência é indesculpável.
O WasteShark nos ajudará a combater o lixo que é despejado no porto, coletando-o antes que a maré o leve para o mar e acabe ameaçando a vida selvagem”, diz Jenny Oates, gerente do programa de mares do Reino Unido.
”Las áreas marinas protegidas en el norte de Devon albergan algunas de las costas y la vida marina más increíbles del país, pero el plástico está teniendo un efecto devastador en nuestros océanos”, dijo la Dra. Jenny Oates, gerente del programa de mares del Reino Unido.
“O WasteShark nos ajudará a combater o lixo que é despejado no porto, coletando-o antes que a maré o leve para o mar e acabe ameaçando a vida selvagem ”, acrescenta Oates.
WasteShark é mais barato, mais ecológico, mais eficaz e menos prejudicial do que outros métodos de lidar com lixo marinho” Oliver Cunningham Diretor Comercial da RanMarine.
One thought on “Homem constrói drone marinho que coleta dezenas de quilos de lixo por dia”