Homem transforma toneladas de lixo das praias em sandálias de primeira qualidade

Esse impulso foi idealizado por um médico da Tailândia que tenta salvar as praias e os mares da poluição.
As demonstrações de algumas pessoas que focam suas vidas em métodos construtivos para resolver o problema da poluição não param de nos surpreender . Desta vez, da Tailândia, o Dr. Nattapong Nithi-Uthai, do Departamento de Tecnologia da Borracha e Ciência de Polímeros, tornou-se o ” Herói do Lixo da Tailândia ” ao criar um método engenhoso para limpar praias e fundos marinhos.
Tudo começou em meados de 2015, quando ele notou uma pilha de chinelos nas praias do litoral sul da Tailândia. Eram milhares servindo apenas como lixo e estorvo à vida natural . Ela não queria apenas reutilizar aqueles chinelos para reduzir o desperdício, mas também começar um novo negócio.
Depois de coletar várias dezenas de chinelos, o Dr. Nattapong desenvolveu um método para reutilizar efetivamente todo esse material . Ele os passou por uma máquina de moer e o que adquiriu foram milhares de pedaços de porções iguais a grãos de milho.

Ele então colocou a mistura entre duas placas de metal pesado e as passou por uma prensa de metal aquecida, resultando em uma esteira forte e flexível .

Ele percebeu que o carpete poderia ser transformado em vários produtos, como blocos, ladrilhos ou colchonetes , mas decidiu se voltar para a fabricação de calçados.
Ele chamou seu projeto de “Tlejourn”, em homenagem a um trocadilho tailandês que significa sapatos de viagem.

Deste esforço, são atualmente recolhidos milhares de quilos de resíduos que surgem nas costas marítimas .

A partir daí, inicia-se um processo de transformação dos resíduos. Para começar, o lixo marinho é separado em duas classes. Em segundo lugar, o material não reciclável passa por canais apropriados, enquanto os elásticos de calçados velhos e protetores laterais são transformados em matéria-prima reaproveitável.

“Nos últimos quatro anos vendemos mais de cem mil sapatos. Como resultado, metade do lixo do oceano desapareceu das praias da região. É uma história quase inacreditável de uma crise de resíduos. Tudo é em grande escala. Ao fabricar calçados Tlejourn a partir de detritos oceânicos reciclados, estamos nos juntando a outros grupos ambientais em um esforço maior para livrar o oceano de materiais descartados ”, observou o Dr. Nattapong.

Nos últimos anos, Tlejourn deu a toneladas de resíduos uma nova vida e propósito, dando-lhes valor comercial. Seus chinelos estão à venda em vários varejistas na Tailândia.
Tlejourn também oferece uma oportunidade de trabalho para pessoas que antes não tinham como ganhar dinheiro. “ Isso reduz a desigualdade, porque normalmente, quando uma empresa cresce, veremos um distanciamento entre os CEOs e os trabalhadores. Essa lacuna está sempre crescendo. Mas com nosso modelo, isso não acontecerá porque nos movemos em paralelo ”, observou o Dr. Nattapong.

Tlejourn construiu uma instalação de treinamento e produção em uma vila local de Klong Maning . O espaço é aberto ao público e recebe bem quem quer ganhar uma renda extra andando de chinelo . “Tenho um filho pequeno e outras crianças que preciso mandar para a escola”, diz o trabalhador Rohaning Palaya. “ Tenho que ficar em casa. Então eu faço esse trabalho porque me permite cuidar do meu filho ”.