Ikea está substituindo embalagens de isopor por espuma de cogumelo compostável
A espuma de cogumelo é tão barata quanto o isopor, não requer combustível fóssil e não cria poluição plástica, biodegradando em seu jardim em apenas algumas semanas
A Ikea está mudando para uma nova alternativa biodegradável à base de cogumelos às embalagens de poliestireno (isopor) para seus móveis e decoração de casa.
Conhecido como Mycofoam, o produto é feito de resíduos agrícolas como cascas de milho ou cânhamo, cascas de aveia ou carrapichos de algodão e esporos de cogumelos.
Os resíduos agrícolas são moldados na forma desejada e depois semeados com esporos de cogumelos, que começam a brotar micélio, a parte vegetativa dos fungos que forma uma teia de raízes semelhantes a cabelos que normalmente mantêm o solo unido, mas neste caso mantêm a embalagem unida.
Os fios de micélio se espalham rapidamente por todo o material, digerindo e ligando-o em uma espuma durável e resistente a choques.
Quando a espuma atinge uma consistência desejável, ela é aquecida e seca para interromper o crescimento do micélio, para que possa ser usada para amortecer e proteger tudo, desde vidro e cerâmica até eletrônicos e móveis.
Uma vez que a embalagem tenha cumprido seu propósito, ela pode ser “jogada em um lago para alimentar peixes” ou em sua pilha de compostagem para fertilizar seu jardim, diz o vídeo abaixo. Nesses ambientes úmidos, o Mycofoam é completamente biodegradado em apenas algumas semanas.
O isopor, por outro lado, leva milhares de anos para se decompor e prejudica inúmeros animais e outros organismos que o ingerem no processo.
Criado a partir de resíduos, o material não requer combustível fóssil, tornando-o tão barato (e provavelmente mais barato de fabricar no futuro) quanto o poliestireno.
Espero que a ideia da Ikea se espalhe e todas as embalagens de isopor sejam substituídas por “espuma de cogumelo”.