Jovem cria dispositivo que transforma água salgada em água potável e dá luz ao mesmo tempo
Solar Dessalination Skylight é o nome do inovador dispositivo desenvolvido por Henry Glogau que permite o uso de sal da água do mar para produzir luz. Além disso, a corrente do rio perde sua salinidade no processo, o que permite ao usuário consumi-la com segurança.
A novidade tecnológica pode significar uma solução para locais onde a ausência de água potável é muito perceptível . Goglau foi finalista do Lexus Design Award 2021 por seu efeito positivo na humanidade.
O inventor neozelandês vê a Skylight como uma das ferramentas que podem mitigar os efeitos negativos da ausência de fluido vital . Seria necessário equilibrar a questão do preço que o usuário final tem que enfrentar.
A operação da clarabóia pode ser resumida da seguinte forma. A água do mar é introduzida através de um tubo. A localização da clarabóia está no telhado da casa. Quando está cheio de água salgada e recebe os raios do sol, o sistema normal de evaporação e a salmoura restante geram um processo que permite que a luz esteja presente em toda a sala.
Por sua vez, quando o usuário necessitar de água potável, basta retirá-la do aparelho. Estima-se que até 440 milímetros do precioso líquido podem ser alcançados diariamente. Essa extração pode ser alcançada graças a uma torneira na base da clarabóia.
A clarabóia é uma solução prática e barata para problemas básicos que as pessoas têm em lugares como Antofagasta, Chile . Iniciativas semelhantes podem ser vistas nos últimos dias, devido à questão do aquecimento global e das secas predominantes.