Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Jovem já vendeu 1.000 pares de sapatos reciclando mais de 400 kg de pneus

Jovem já vendeu 1.000 pares de sapatos reciclando mais de 400 kg de pneus
4Shares

A primeira coisa que as pessoas reparam quando você sai na rua são os seus sapatos. Claro que a roupa tem um papel de destaque que rende muitos elogios, mas no final o foco se volta para o seu calçado, que é o que os estereótipos dizem definir sua personalidade. Agora, com uma concorrência inimaginavelmente acirrada e a entrada de novos players no mercado calçadista, as marcas mais famosas começaram a se voltar para a sustentabilidade.

Pooja Apte Badamikar é uma indiana de 28 anos, nascida e criada em Pune, na Índia, que lançou a Blink Green , uma start-up inovadora que fabrica calçados duráveis ​​usando matérias-primas de resíduos de pneus.

Pooja estudou pós-graduação avançada em energia renovável na TERI University Delhi e trabalhou na Capgemini, Índia em 2014. Depois de 4 anos no chapéu corporativo, ela deixou o emprego em 2018 para começar algo novo no segmento de calçados que é durável , reciclado e muito na moda ao mesmo tempo.

Quando questionada sobre o que a fez escolher o empreendedorismo neste mundo competitivo ao invés de um trabalho corporativo, ela disse: “Não foi uma decisão difícil. A decisão que tomei foi trabalhar no setor de sustentabilidade. 

“Fiz muita pesquisa sobre empresas de pneus inservíveis. Mas todos eles exigiam enormes investimentos de capital com retornos tardios. Por exemplo, através da pirólise (um método de reciclagem de pneus descartados), é possível produzir óleo comercial, negro de fumo e barras de construção . Mas tudo isso requer grandes investimentos e, se o processo químico não for feito corretamente, só leva à poluição ”, disse Pooja ao The Better India .

Foi assim que, após alguns testes, chegou a um modelo comercialmente viável de calçado feito com pneus de caminhão que, além disso, não requer nenhum processo químico para sua fabricação.

“Encontrei a espessura e o tipo de pneu certos. A sola é bem mais leve. O calçado é igual em qualidade a qualquer outra marca, com a vantagem de durar mais ”, disse Pooja à agência de notícias local.

Desde meados de 2019, Pooja dedica-se oficialmente ao seu negócio de calçado feito com pneus reutilizados, o que a levou a aperfeiçoar o design do seu produto para o tornar mais leve sem perder de vista o conforto e a durabilidade que o caracterizam . Segundo a empresária, no último ano e meio vendeu cerca de 1.000 pares, o que se traduz em 400 kg de pneus que foram reciclados.

“Recebi meus primeiros pedidos nas redes sociais. Vendi cerca de 1.000 pares no último ano e meio, reciclando 400 kg de resíduos de pneus”, disse Pooja.

“No começo, concentrei-me no conforto básico e no design. Mas, nos últimos meses, meu calçado está evoluindo para atender a diferentes variedades e tamanhos de pés ”, observou Pooja.

Pooja também destacou que seu objetivo é começar a vender no exterior para reciclar o máximo de pneus possível. “Quero focar em explorar o mercado indiano neste ano e alcançar o mercado global no próximo.”

4Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *