Jovem que coleta lixo do oceano criou barcaças solares que limpam rios
Desde os 16 anos, este famoso empresário está empenhado em eliminar a poluição dos oceanos e agora dos grandes rios.
O holandês é conhecido mundialmente por desenvolver um projeto que está limpando as águas dos oceanos de todo o planeta. Tudo começou quando ele tinha apenas 16 anos e fez uma viagem de mergulho na Grécia, onde percebeu que havia mais plástico do que peso na água. Ao retornar ao seu país de origem, prometeu que faria todo o possível para mudar aquela situação.
Em meados de 2013, Boyan Slat ‘lançou’ o maravilhoso projeto chamado The Ocean CleanUp, cujo único objetivo é utilizar tecnologia avançada para ajudar a recolher plásticos do oceano. Usando sua engenhosidade ele criou um dispositivo flutuante que coleta e coleta plástico.
Segundo especialistas, este avançado sistema de limpeza é capaz de reduzir mais de 50% da mancha de lixo no Pacífico em apenas 5 anos e a um custo bastante baixo.
O jovem garantiu que queria “acabar com o problema pela raiz”.
Como se sabe , os grandes resíduos de lixo geralmente chegam ao mar através de grandes fluxos de água, como os rios, que funcionam no planeta como algo semelhante às artérias humanas.
O projeto Ocean Clean Up garantiu que eliminará o plástico de mais de 1.000 rios em todo o mundo, responsáveis por 80% da poluição por resíduos plásticos que chegam ao oceano, no prazo de cinco anos.
A barcaça é chamada de The Interceptor.
É totalmente movido a energia solar e graças ao seu design inovador, esta maravilhosa invenção é capaz de coletar 50 mil quilos de resíduos plásticos por dia. Bayan garantiu ainda que trabalhando nas melhores condições esse valor poderá ser duplicado.
Este dispositivo funciona automaticamente até ficar cheio e deve ser esvaziado para continuar a limpeza dos rios.
Até o momento, Boyan e seu projeto desenvolveram dois dispositivos, que já estão funcionando.
Um deles fica na cidade de Jacarta, na Indonésia, onde, trabalhando em conjunto com o governo daquele país, desenvolveram o protótipo em 2016. O segundo dispositivo está localizado no rio Klang, na Malásia. Segundo Boyan, este é um dos rios mais poluídos do planeta.
O projeto busca acabar com o grave problema da poluição por resíduos plásticos no mundo.
Para atingir esse objetivo, Boyan convida você a colaborar com eles para atingir a meta de eliminar os plásticos dos rios até 2025.
Abaixo deixamos para vocês um vídeo explicativo da grande invenção de Boyan.
One thought on “Jovem que coleta lixo do oceano criou barcaças solares que limpam rios”