Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Jovem transforma 3 milhões de caixas tetra pak em carteiras para escolas carentes

Jovem transforma 3 milhões de caixas tetra pak em carteiras para escolas carentes
0Shares

Muitos resíduos orgânicos e inorgânicos são gerados em Mumbai. Como na maioria das cidades, há esforços de reciclagem que não são suficientes. Perante esta realidade, são necessários mecanismos de integração social para sensibilizar as comunidades.

Pensando em melhorar essa situação, uma mulher com um alto pensamento ecológico, está mostrando o caminho para outras formas de reciclagem, incluindo todos os setores da comunidade.

Monisha Narke estava determinada desde a infância a ser engenheira. À medida que crescia, pensava em como atingir seu objetivo. Isso a levou a obter um mestrado na Universidade de Stanford. No entanto, ele sempre quis voltar ao seu país natal e fazer a diferença .

“Quando voltei para Mumbai, as pilhas e pilhas de lixo me incomodaram muito, e foi aí que decidi começar minha jornada ecológica rastreando nossos resíduos, o que me levou ao maior aterro sanitário da Ásia em Deonar (Govandi), no leste de Bombaim”, relembrou Monisha em entrevista concedida à mídia local India Times .

Em seus primórdios, começou colocando resíduos de alimentos orgânicos como adubo. Ninguém pensou que estes fossem os primeiros passos que marcaram o início deste caminho ecológico.

Aos poucos, foram vistos os primórdios de uma ONG chamada RUR, focada em ter uma visão verde. Houve ações concretas, entre elas a inclusão de mães voltadas ao trabalho social com conteúdo ecológico em seu movimento .

“Estou totalmente comprometido com a organização que se concentra na pesquisa e design de soluções inovadoras para a gestão descentralizada de resíduos.” Investimos inicialmente parte do nosso capital inicial e agora somos autossuficientes com os produtos e serviços sustentáveis ​​que oferecemos” , diz Monisha.

A empresa social cumpre nove dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, visão 2030 . Além disso, está atrelado à opção de minimizar os resíduos que aparecem nos aterros.

Também colabora com a Iniciativa Go Green da Tetra Pak, educando a comunidade a usar centros de reciclagem para coletar embalagens descartadas em todos os cenários.

“Reciclamos mais de 3,2 milhões de embalagens Tetra Pak vazias com o apoio de Mumbaikars, doando mais de 250 mesas para crianças e escolas carentes e 100 bancos de jardim para consumidores entusiasmados”, diz Monisha.

A organização de Monisha ajuda a reciclar mais de 400 toneladas de lixo por ano. Com isso, é bastante reduzido para 400 kg de dióxido de carbono nocivo. Nada é desperdiçado, pois “o composto gerado é usado para limpar a terra e cultivar frutas e verduras orgânicas que promovem a saúde e a segurança alimentar”, explica o proprietário da RUR.

A reciclagem de embalagens cartonadas da Tetra Pak está ganhando terreno na Índia.  “Os resíduos são separados em uma abordagem de três lixeiras como biodegradáveis ​​úmidos, recicláveis ​​secos e resíduos perigosos. Não só educar os proprietários, mas capacitar a equipe de limpeza na busca de uma reciclagem segura e eficiente é primordial”, afirma Monisha.

“O forro da lixeira que você usa diariamente para ensacar seus resíduos foi reciclado mais de sete vezes e é o produto final. Tem um valor extremamente baixo e não há solução para reciclá-lo ainda mais. Geralmente são descartados em aterros sanitários, liberando toxinas. A melhor solução é evitar totalmente o seu uso”, diz o ambientalista.

“ Os revestimentos biocompostáveis ​​disponíveis precisam ser validados, pois alguns podem não ser totalmente compostáveis. Por exemplo, garrafas PET e outros plásticos finos, quando reciclados em fios ou usados ​​na construção de estradas, simplesmente se transformam de resíduos visíveis em resíduos invisíveis como microplásticos nos oceanos. Por isso, é preciso cuidado nesses casos . ”

Monisha realiza várias campanhas ecológicas regulares . Por exemplo, por meio do Go Green com a Tetra Pak, qualquer empresa, escola ou escritório corporativo pode se registrar como ponto de coleta de papelão.

Além disso, a comunidade que coletar 2.000 caixas é premiada. O prêmio é uma lixeira de reciclagem feita a partir de embalagens cartonadas Tetra Pak usadas. E se eles conseguirem coletar 8.500 caixas, eles recebem um banco de jardim ou uma carteira escolar.

“Pesquisar e desenvolver uma gama de novos produtos para gerenciar biorresíduos de maior capacidade” é outro item da agenda de Monisha. “Pretendemos desenvolver o protótipo e iniciar o teste de campo no próximo ano.”

Em suma, iniciativas semelhantes dependerão em grande parte do sucesso desta empreitada, para poder contar com a esperança de que, além de Mumbai, outras províncias possam beneficiar de tão louvável trabalho. Conscientizar mais pessoas sobre a importância de reduzir o impacto negativo no meio ambiente e, assim, prever um futuro melhor a longo prazo.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *