Jovem transforma óleo de cozinha usado em detergentes e sabonetes ecológicos
Martial Gervais Oden Bella é o nome do jovem camaronês que desenvolveu uma técnica de reciclagem de óleo comestível para transformá-lo em itens de higiene pessoal, como sabão e detergente.
O nome comercial da empresa que desenvolve este projeto chama-se Bellomar e tem como objetivo promover o desenvolvimento de produtos locais que dinamizem a economia do país seguindo um modelo exportador.
O produto obtido tem um impacto inofensivo na saúde humana e não requer muito capital para sua produção, pois a matéria-prima é muito barata. Tudo isso desmente o comentário de que com óleo de cozinha só se obtém biodiesel.
A obtenção de óleo usado é muito simples. Devem ser localizados apenas restaurantes de comida que utilizem em média trinta litros deste produto por semana. Com essa quantidade você pode fazer vários sabonetes com o selo Bellomar.
O detergente em pó que Bellomar consegue é muito mais eficaz do que os conhecidos atualmente. E em termos de preço, é muito barato em comparação com aqueles que são trazidos do exterior ou feitos da maneira tradicional.
A ideia de Martial Gervais Oden Bella pode significar uma fonte de emprego para os mais desfavorecidos. Em meio a uma economia deprimida por fatores incompreensíveis, a Bellomar pode dignificar o funcionário dando a ele a oportunidade de se destacar por entender todo o processo produtivo e monetizar de forma independente.
Parte do treinamento pode ser realizado por meio de cursos online encontrados na plataforma digital da empresa Bellomar. Para Martial, é uma forma de alcançar uma economia circular no país africano.