Jovens transformam azeitonas em plástico resistente e biodegradável
Em Istambul, alguns jovens empreendedores encontraram uma maneira de transformar as sementes de azeitona em um material durável e que respeita o meio ambiente. A iniciativa pretende ser uma opção lucrativa que concorre com os derivados de petróleo.
Isso deu origem à marca Biolive dirigida por Duygu Yilmaz e que foi o promotor da ideia de usar essas sementes. Observando como seu pai comia as sementes de azeitona, ele decidiu investigá-las.
Os estudos o levaram a uma conclusão interessante: as sementes das azeitonas têm uma semelhança com o plástico . Ahmet Fatih Ayas e Mehmet Emin Ö acompanharam Yilmaz na ideia e mais tarde se tornaram parceiros.
Produtos feitos de azeitonas oferecem um substituto sustentável para embalagens plásticas. Yilmaz mencionou a um meio de comunicação: “ Os grânulos de plástico que produzimos podem ser usados na indústria, em embalagens [e] em brinquedos. Vamos estabelecer uma planta de produção e vender para a indústria” .
Para cada cinco toneladas de sementes de azeitona, são alcançadas 3,5 toneladas de bioplástico. Isso vai quebrar em um ano como fertilizante.
O plástico leva 450 anos para se decompor causando grandes danos ao planeta . Ao manter a Biolive com esta invenção, ela foi creditada com um prêmio no Cleantech National Accelerator Global Ideas Contest.
Os três empreendedores receberam financiamento da Vestel Ventures em 2017 para complementar qualquer projeto relacionado ao Biolive. Os empreendedores também foram apoiados por mulheres com pensamentos ecológicos.
Na Turquia, as agências governamentais têm sido lentas no uso do plástico, o que lhe rendeu uma classificação negativa por parte das agências internacionais que regulamentam essas medidas .
Sou a Nicole Souza, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.