L’Oréal transforma lixo marinho em mobiliários sustentáveis para salões de beleza
Inspirada pelo conceito de reaproveitamento de materiais para criação de novos objetos, a L’Oréal, por meio da sua divisão de Produtos Profissionais, criou um projeto de upcycling com salões de beleza. Na cidade do Rio de Janeiro, a Divisão resgatou barcos abandonados no oceano e transformou lixo marinho em mobiliários sustentáveis para os salões. O Salão que recebeu a iniciativa foi o Care Body & Soul, em Ipanema.
“A sustentabilidade está muito presente em todas as nossas ações. E é nosso compromisso também apoiar e conscientizar nossos clientes a terem um papel mais sustentável no mercado e na sociedade”, destaca Rafael Alo, diretor de Retail Sustentabilidade da Divisão de Produtos Profissionais.
Para a produção dos móveis, foram resgatados mais de 300 kg de materiais, como madeira, cobre e vidro que, juntos, levariam mais de 4 mil anos para se decompor. A recepção, o espaço diagnóstico, o lavatório e área de revenda das marcas L’Oréal Professionnel, Kérastase e Redken dentro do salão foram renovadas com painéis de madeira reaproveitada. O color bar e a entrada também foram reformados com materiais reciclados. Além disso, os ambientes tiveram uma economia de elementos luminosos e passaram a utilizar LED, reduzindo o uso de energia em 30%.
“O resultado é visível e surpreendente. Os clientes consideram um valor agregado ao salão e às marcas e sentem-se parte dessa transformação”, observa Ivani Werneck, dona do Care Body & Soul. A empresária complementa: “Para eles, essas iniciativas motivam as pessoas individualmente, fazem com que se sintam ainda melhor no ambiente do salão”.
O projeto ganhou o Popai Brasil Ouro, o maior prêmio de merchandising de Ponto De Venda, na categoria Design Store Eco-Efficiency.
Fonte: Noticia Sustentável