Mãe das árvores: aos 109 anos ela plantou mais de 8 mil árvores na Índia
Silvicultora e ambientalista, a indiana Saalumarada Thimmakka, de 109 anos, já plantou mais de 8 mil árvores ao longo de um trecho de quatro quilômetros de rodovia entre as cidades de Hulikal e Kudur. Ao lado de seu marido, ela plantou 484 figueiras na região e hoje é conhecida como ‘Mãe das Árvores’.
A senhorinha foi “descoberta” em 1995, quando recebeu o Prêmio Nacional de Cidadão. Em seguida, outros prêmios e reconhecimentos públicos vieram, tais como o Padma Shri em 2019, conhecido como o Nobel indiano. No entanto, esta mulher inspiradora viveu a maior parte de sua vida na pobreza e não começou a plantar árvores em busca da fama ou de dinheiro. Pelo contrário, a história da ‘mãe das árvores’ é um exemplo de superação.
Após 25 anos tentando sem sucesso conceber um filho com seu marido, Thimmakka encontrou uma maneira diferente de trazer vida ao mundo e começou a plantar árvores em fileiras que se estendiam por cerca de quatro quilômetros ao longo da estrada entre sua aldeia e a seguinte. Eles, que moram em uma região árida do sul da Índia, começaram a mudar a paisagem local durante a Segunda Guerra Mundial e não pararam até hoje.
Seu ativismo ambiental foi reconhecido pelo próprio presidente da Índia presidente da Índia Shri Ram Nath Kovind, que fez questão de entregar em mãos o merecido Prêmio Padma Shri à Saalumarada Thimakka, em Nova Delhi. Seu marido a apoiou fielmente até falecer em 1991. Hoje, devido à idade avançada ela já não planta mais árvores, mas deixou a missão nas mãos de seu filho adotivo Umesh B N, que agora é o presidente da Fundação Internacional Saalumarada Thimmakka, fundada em 2014 em sua homenagem.
A instutuição visa a preservação do meio ambiente, mas também atua com recursos educacionais para indianos pobres, oferece programas de combate à pobreza e ainda pretende implantar uma maternidade na região. Ela nunca frequentou a escola e nem realizou seu sonho de gerar um filho, mas tem um poema em sua homenagem no currículo nacional indiano e é conhecida no mundo inteiro como ‘mãe das árvores’.
Fotos: @Créditos
Fonte: Balaio do Bem