Maior fazenda eólica offshore começa a gerar energia para o Reino Unido
A primeira fase do Dogger Bank Wind Farm, que será a maior fazenda eólica offshore do mundo, está em operação e enviando energia para a rede elétrica do Reino Unido, conforme o Electrek. Localizada a 130 km da costa de Yorkshire, a fazenda é composta por três fases, totalizando 3,6 GW de capacidade.
O primeiro aerogerador offshore da fase A está gerando a energia, transmitida para a rede nacional do país por meio de sistema de transmissão HVDC construído pela Hitachi Energy. Essa é a primeira vez que a tecnologia HVDC é utilizada em fazenda eólica no Reino Unido.
Além disso, a Dogger Bank também é o local onde os primeiros aerogeradores Haliade-X da GE Renewable Energy foram instalados.
- Cada um desses aerogeradores tem 260 metros de altura, o equivalente à altura do Rockefeller Center em Nova York;
- As pás de cada aerogerador possuem 107 metros de comprimento e cada volta delas é capaz de produzir energia suficiente para abastecer uma casa média no Reino Unido por dois dias;
- Quando concluída, a fazenda eólica de Dogger Bank contará com 277 aerogeradores offshore, que serão capazes de produzir energia limpa o suficiente para abastecer seis milhões de residências anualmente;
- Além disso, espera-se que essa fazenda eólica contribua para redução anual de CO₂ equivalente a tirar 1,5 milhão de carros das ruas.
A responsabilidade pelo desenvolvimento e construção da Dogger Bank é da britânica SSE Renewables, em parceria com a Equinor, da Noruega, e a Vårgrønn, joint-venture entre Eni Plenitude e Hitec Vision. Com a implementação dessas inovações no setor de energia renovável, o Reino Unido busca reduzir sua dependência de fontes não-renováveis e contribuir para a luta contra as mudanças climáticas.
Por Olhar Digital