Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Malwee produz novo tipo de calça jeans usando apenas um copo de água

Malwee produz novo tipo de calça jeans usando apenas um copo de água
2Shares

As calças jeans estão amplamente presentes em nossos armários, mas precisam de um processo de fabricação ainda muito poluente. Um elevado gasto de água para produção da peça sempre a colocou como rival do meio ambiente. Pensando nisso, a empresa Malwee introduziu em sua coleção uma calça que leva apenas um copo de água para ser produzida, 98% a menos que o jeans tradicional.

A tecnologia usada pela marca é importada da Espanha e se utiliza de lasers em partes do processo que antes eram necessários uso de água, como para a fabricação de puídos e rasgos na peça. Um software é usado para o desenho dos cortes e depois os lasers realizam com alta precisão estes efeitos.

Na parte de processo úmido das peças, a água foi substituída por ozônio para clarear o jeans e o amaciante, aplicado em peças comuns, passou a ser introduzido nas calças com uma nuvem de nanopartículas. A água usada no processo é tratada por uma máquina chamada H2Zero, como explicou Luiz Thiago de Freitas, de acordo com o site Ciclo Vivo.

“Essa água fica num circuito fechado e é reaproveitada na produção de novas peças. A reposição necessária é feita apenas pela perda em evaporação”.

Modelo em espelho d'água
Malwee reduziu o gasto de água em suas peças jeans em 98%. Foto: reprodução/Ciclo Vivo

 

Investimentos de R$ 9 milhões

Para a produção deste novo tipo de calça jeans, a Malwee precisou investir R$ 9 milhões em todo o processo de desenvolvimento das peças. A tecnologia é inédita na América Latina e apenas outras quatro empresas em todo o mundo utilizam este processo, batizado de “Lavanderia 5.0”.

Segundo a Malwee, este novo processo economizou mais de 7,6 milhões de litros de água do meio ambiente na produção de 127 mil peças. Essa quantidade de água é suficiente para abastecer uma família de três pessoas durante 63 anos.

Modelo com calça jeans da Malwee sentada em frente a espelho d'água
Peças com pegada positiva para o meio ambiente terão preços similares a outros jeans da marca. Foto: reprodução/Ciclo Vivo

“Água é vida e sem esse recurso não há futuro. A indústria da moda precisa buscar alternativas para desenvolver produtos com menos impacto e, mais do que isso, buscar formas de conscientizar os consumidores para um novo jeito de vestir”, explica o gerente de marketing da Malwee, Guilherme Moreno.

Os modelos de jeans que usam apenas um copo de água para serem produzidos já estão disponíveis no mercado na mesma faixa de preço de outras calças da marca. As peças skinny feminina estão disponíveis dos números 34 a 48, enquanto a slim masculina pode ser encontrada nos tamanhos 36 a 48.

Fonte: Razões para Acreditar

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *