Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Método de reflorestamento de Miyawaki, faz as árvores crescerem 10 vezes mais rápido

Método de reflorestamento de Miyawaki, faz as árvores crescerem 10 vezes mais rápido
0Shares

Um método para cultivar florestas que normalmente cresceriam em 100 anos, em apenas 10 anos. Com esse método de reflorestamento, as árvores crescem 10 vezes mais rápido que as monoculturas.

Este método nasce da preocupação de um japonês na década de 70. Ele observou que as florestas do Japão eram extremamente inflamáveis ​​e tinham muitas fragilidades.

Embora a indústria madeireira prefira monoculturas e coníferas, que são extremamente inflamáveis, esse homem estudou e conseguiu desenvolver um método de cultivo de florestas que cresceria 10 vezes mais rápido que as monoculturas . E que eram muito menos inflamáveis, mais resistentes ao fogo.

Miyawaki é especialista em ecologia de plantas e sementes. Plantou mais de 40 milhões de árvores em todo o mundo . Mapeamento da vegetação para estudo de impacto ambiental e marcação de corredores biológicos.

Em 2006 foi agraciado com o Blue Planet Award . Este prêmio é considerado o prêmio Nobel para o meio ambiente. Este homem dedicou-se a estudar as florestas para conseguir um método industrializado que permitisse a sua conservação e regeneração.

Felizmente, alguns empresários queriam ter florestas em suas fábricas. Por exemplo, ele foi contratado pela Toyota para cultivar uma pequena floresta em uma de suas fábricas usando esse método.

Método Miyawaki.

Ele queria obter um método florestal que pudesse ser usado por qualquer pessoa. Adaptável a qualquer tipo de terreno. Que era autossustentável, livre de manutenção e de rápido crescimento.

A ideia era que uma floresta pudesse ser criada em qualquer terreno com mais de 90 metros. O pátio de uma casa, o terreno de uma fábrica, o telhado, o deserto. Que se opunham aos tradicionais jardins artificiais, sem manutenção e autossustentáveis.

Em que se baseava o método Miyawaki?

Baseava-se no aproveitamento do princípio da “ vegetação natural potencial ” . Onde qualquer terra fértil e sem qualquer intervenção humana desenvolveria uma floresta exuberante e sustentável em no máximo 1000 anos.

Se houvesse intervenção humana nesta mesma terra, o tempo de desenvolvimento da floresta seria reduzido para 100 anos. Mas com o método Miyawaki, aperfeiçoado por Shubhendu, engenheiro de produção industrial que conheceu Miyawaki enquanto trabalhava na Toyota, o tempo de criação da floresta é reduzido para 10 anos.

Passos.

  • Identificação do solo . Procurando suas deficiências e os nutrientes que possui.
  • Identificação no banco de dados das espécies que se adaptam ao clima e tipo de terreno do local.
  • Buscar na região a biomassa necessária para suprir as carências da terra. Sem usar pesticidas ou produtos adicionados.
  • Modifique a parte da superfície da área para alimentar as árvores nos primeiros dois anos.
  • Plante a espécie em uma densidade muito alta .
  • Irrigação e capina (necessária apenas nos primeiros dois anos).

Resultados.

A densidade com que as espécies são plantadas provoca grande competição entre elas. Em apenas 8 meses eles não permitem que a luz atinja o solo. Isso protege a umidade e o húmus produzidos pelas folhas que caem no chão.

Devido a essa competição o crescimento é acelerado , resultando em uma floresta que deveria ter crescido em 100 anos e que foi alcançada em apenas 10. Os resultados são espetaculares .

Manuais mais aprofundados para quem estiver interessado: 1 – 2 – 3

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *