Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Mexicana cria sacolas biodegradáveis ​​à base de cactos para deixar de lado as de plástico

Mexicana cria sacolas biodegradáveis ​​à base de cactos para deixar de lado as de plástico
3Shares

Sem dúvida, qualquer alternativa ao plástico deve ser considerada muito seriamente e ainda mais, sabendo que um pequeno saco plástico pode durar até 400 anos antes de se decompor completamente. É precisamente isso que o académico mexicano quer mudar.

Para isso ele descobriu propriedades no suco de cacto.” Eu retiro o espinho, e a polpa é o que eu pressiono para obter aquele suco, e o suco é o que eu uso”, disse Sandra. “Neste caso, o nopal tem certas características químicas com as quais pensei que seria viável obter um polímero, que se combinado com algumas outras substâncias, todas elas naturais, se obteria um plástico biodegradável atóxico”, observou Sandra. em entrevista à Forbes. .

A matéria-prima é trazida de San Esteban, localidade caracterizada pelo cultivo de cactos. O suco Nopal é misturado com aditivos não tóxicos para obter um plástico biodegradável. “O que fazemos é tentar focar em objetos que não têm uma vida útil longa. Estamos pensando em algum tipo de descartável, embalagem, aqueles tipos de produtos que não têm tanta durabilidade, de uso único”, afirma a pesquisadora.

O objetivo da mulher empreendedora é conseguir obter a patente do plástico, para conseguir a produção em massa deste material alternativo e biodegradável.

“Neste momento estão a ser realizados alguns testes de aplicação, o que é preciso é fazer os testes necessários nas possíveis aplicações e passar do processo laboratorial para um processo industrial.” Ela observou: “Dependendo das aplicações que conseguirmos obter, poderá haver transferência de tecnologia para uma empresa interessada na comercialização do produto”, disse a pesquisadora.

“Acho que nunca é tarde para começar a mudar as coisas”, diz Sandra. “Todos os dias surge uma nova oportunidade de fazer as coisas melhor, por isso, se todos fizerem o que têm de fazer, haverá outra oportunidade de reverter todos os danos que causamos ao planeta.” Terminou em sua entrevista à Forbes .

3Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *