Moradores de bairro em Curitiba (PR) se unem para transformar terreno baldio em horta comunitária
Um enorme terreno baldio sem uso que estava acumulando pragas e lixo em Curitiba (PR) foi transformado em uma próspera horta comunitária que tem atendido dezenas de famílias do conjunto Moradias Faxinal, na zona norte da capital paranaense.
O conjunto possui 415 apartamentos, entregues pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), no bairro de Santa Cândida.
Próximo dali, havia um terreno baldio usado para despejo irregular de resíduos que foi completamente revitalizado pelos moradores.
“As hortas urbanas representam segurança alimentar, dedicação comunitária e embelezam nossos bairros. Além de fornecer alimentos saudáveis, contribuem para estreitar os laços entre os moradores”, destacou o prefeito Rafael Greca.
O Moradias Faxinal foi entregue há dois anos, tendo sido destinado para famílias que viviam em situação de risco nas margens do rio Atuba.
“Este é um conjunto emblemático, no qual implantamos as primeiras unidades do projeto Cohab Solar, algo inédito na história do programa habitacional de Curitiba”, relembrou o prefeito.
Quase trinta apartamentos do conjunto são equipados com painéis fotovoltaicos, que transformam radiação solar em energia elétrica para uso doméstico. A tecnologia reduz em até 80% o valor das contas de luz das famílias beneficiadas.
Por conta das mudanças do projeto, o lote na esquina das ruas Paulino Franco de Carvalho e Jair do Nascimento César não teve moradias construídas, conforme estava previsto no início.
Os anos se passaram e o terreno começou a ser utilizado para descarte de restos de construção e outros dejetos, fato que incomodava bastante a vizinhança.
Revitalizar esse espaço e construir a horta comunitária foi uma vitória conjunta dos moradores.
Fonte: Razões para acreditar