Moringa, a árvore que promete acabar com a fome no mundo
Se existe uma árvore que você deve plantar no seu jardim, é a moringa. Pelo menos é o que dizem pesquisadores de todo o mundo . Objeto de muitos estudos em várias partes do planeta, essa espécie da Ásia e da África é promissora no combate à fome. Um recurso natural do qual se pode aproveitar as suas folhas, raízes, flores e sementes, tanto para alimentação como para cuidados de saúde.
Moringa (Moringa oleifera) é uma árvore rica em nutrientes e antioxidantes. Chega a ter até quatro vezes mais cálcio que o leite animal e três vezes mais potássio que a banana.
É nativa da Índia, mas também é conhecida em outros países tropicais, como Timor-Leste ou Indonésia.
Valor nutricional da Moringa.
Esta planta é rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Por isso é considerada a planta mais nutritiva do planeta. 90 nutrientes e 46 antioxidantes foram descobertos.
Esta planta tem um alto valor nutricional:
- Sete vezes mais vitamina C do que a laranja.
- Quatro vezes mais vitamina A do que a cenoura.
- Quatro vezes mais cálcio do que o leite de vaca.
- Três vezes mais ferro que o espinafre.
- Três vezes mais potássio do que bananas.
- Rico em ferro, betacaroteno, fósforo, zinco, selênio, vitaminas B e E.
A literatura sobre a composição da moringa relata que o pó seco obtido de suas folhas é muito rico em proteínas (27% em peso), vitamina A, cálcio (2 g por 100 g de pó de folha seca), potássio e vitamina C ( 17 mg por 100 gramas).
Além disso, é conhecida por ser uma carne verde, pois possui proteínas e uma grande variedade de nutrientes. O mais interessante é que todas as suas partes são comestíveis: raiz, folhas, flores, vagens e sementes.
Você está impressionado? Tem mais: a planta ainda possui aminoácidos essenciais em sua composição (aqueles que precisam ser ingeridos, pois o corpo humano não produz) e possui propriedades medicinais. É conhecido como um superalimento .
Espécie de árvore Moringa.
Existem 13 espécies da árvore Moringa no mundo, no gênero da família Moringaceae , sendo as mais comuns a Moringa’s stenopetala e a Moringa oleífera.
A Moringa oleifera é uma árvore de crescimento rápido, pode crescer até 4 metros em um ano e pode atingir 12 metros de altura. Adapta-se a zonas quentes, secas e áridas. É capaz de armazenar água nas raízes e no caule. Pode ser perene ou caducifólia, dependendo do habitat.
Moringa usa.
As vagens e sementes são usadas há milhares de anos para purificar a água . Segundo testes de laboratório feitos por pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, a espécie pode eliminar até 99% dos resíduos presentes na água.
O segredo está na semente, que contém óleo e proteínas especiais e, ao ser prensada, gera um pó com propriedades capazes de atrair bactérias, lodo e argila. O poder da natureza ainda é impressionante.
Pesquisas realizadas pelo Departamento de Química da Universidade Agrícola de Faisalabad, no Paquistão, destacam-se por seu perfil mineral abundante, boa fonte de aminoácidos e proteínas, vitaminas, beta-caroteno e antioxidantes de vários tipos, além de diferentes compostos fenólicos compostos (zeatina ,
O óleo de suas sementes pode ser usado tanto em saladas quanto como combustível em lamparinas . Também é usado para fazer biodiesel.
Sua madeira pode ser utilizada como lenha e para fazer carvão ou celulose para papel.
Suas folhas podem ser usadas como fertilizante e como fungicida para combater fungos que atacam as raízes.
O interesse pela Moringa está crescendo em todo o mundo, na Etiópia, por exemplo, sua produção está se expandindo por todo o país. O pó de moringa está cada vez mais disponível em supermercados nas cidades da Etiópia. Pesquisas estão sendo realizadas sobre a árvore e seu valor nutricional.
Propriedades e benefícios Moringa.
Entre suas propriedades podemos destacar:
- Aumenta a energia do corpo.
- Pode aliviar dores menores.
- Estimula o sistema imunológico.
- Pode regular a insônia ou a ansiedade.
- Uma das principais propriedades da moringa é seu poder antioxidante. Eles protegem nossas células contra o envelhecimento e doenças degenerativas .
- Combate a anemia.
- Melhorar o leite materno.
- Pode melhorar a tolerância à glicose em diabéticos. Pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue.
- Estimula o metabolismo celular.
- Pode ajudar no crescimento do cabelo.
- Propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas.
- As sementes têm um alto poder antibacteriano. Isso nos ajudará a combater infecções.
- Pode ajudar a fortalecer músculos e ossos.
- Pode ajudar a baixar a pressão arterial.
- Pode ajudar a combater a asma.
Onde cresce?
Esta árvore é nativa do norte da Índia, Etiópia, Filipinas e Sudão, embora seja abundante em muitos outros países. Atualmente é cultivada na África, Ásia tropical, América Latina e Caribe, Flórida e ilhas do Pacífico .
Na América Latina pode ser encontrada principalmente em Cuba e na República Dominicana. Também no Paraguai e na Argentina .
Contra-indicações.
Os especialistas recomendam moderação em seu consumo, pois podemos encontrar efeitos colaterais como perda de sono, excesso de glóbulos vermelhos ou azia.
Ele é usado há muitos anos para combater a fome nos países pobres, mas não podemos usá-lo indiscriminadamente porque não é inofensivo. Portanto, sempre consulte um especialista ou seu médico antes de mudar sua dieta.
Como pode ser consumido?
Todas as suas partes são comestíveis, tanto por humanos quanto por animais.
As raízes são semelhantes em forma às cenouras, mas menores e com sabor mais picante. Eles podem ser usados na salada. Mas é importante retirar a casca, pois ela é tóxica.
Suas folhas podem ser utilizadas em saladas, cozidas, na forma de chá ou como tempero para sopas.
As flores podem ser utilizadas em sucos de abacaxi, maçã, laranja, limão ou cenoura e beterraba.
Com as flores também se pode fazer um chá medicinal, que se toma para gripes e resfriados.
As vagens podem ser cozidas e consumidas no almoço ou jantar.
Suas sementes podem ser consumidas assadas e cozidas (como o feijão). É possível extrair seu óleo.