Mulheres indígenas prometem salvar a Amazônia equatoriana e já plantaram mais de 150 mil árvores
Mais de 150 mil árvores já foram plantadas em uma área que cobre 100 hectares através de uma parceria entre a ONG Tree Planted e a Associação de Mulheres Sapara. A iniciativa é encabeçada por um grupo de mulheres indígenas na Amazônia equatoriana e marca um projeto de regeneração que tem como objetivo a conservação de uma das regiões do globo mais afetadas pela ação irresponsável do homem.
Os índios da Amazônia habitavam a maior floresta tropical do mundo há mais de 2 mil anos antes da chegada dos europeus. Com o extermínio, hoje a população de índios Sapara conta com apenas 600 habitantes, que, assim como seus ancestrais, convivem em harmonia com a natureza. Para conter os danos causados pela exploração descontrolada do petróleo e proteger os direitos de mulheres ameaçadas de violência e intimidadas na defesa de suas terras, surge a Associação de Mulheres Sapara em 2009.
Em 2020, a One Tree Planted firmou uma parceria com a Associação, enviando 120 funcionários e voluntários que estão ajudando a regenerar a floresta amazônica, ao mesmo tempo em que empoderam as mulheres Sapara como líderes em suas comunidades. Até agora já foram mais de 150 mil árvores plantadas, que ajudam na prevenção da erosão do solo, assim como a manter os rios limpos, facilitando a regeneração saudável da floresta tropical ao longo do tempo.
Graças a este projeto, diversas espécies de animais terão de volta seu habitat e os recursos alimentares necessários para a vida. Entre as espécies de árvore que estão sendo plantadas, muitas são essenciais para os ritos espirituais dos indígenas, e para a medicina tradicional dos Sapara, que depende essencialmente da floresta. “Plantar árvores e restaurar as florestas ajuda a reverter os danos climáticos enquanto protegemos a insubstituível biodiversidade da Amazônia. Ao mesmo tempo, defende mulheres indígenas corajosas como as legítimas ‘guardiãs de suas terras’”, confirma a One Tree Planted.
Fotos: ONG Tree Planted
Fonte: Balaio do bem
4 thoughts on “Mulheres indígenas prometem salvar a Amazônia equatoriana e já plantaram mais de 150 mil árvores”