Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Não dá para doar? Conheça o programa nacional de reciclagem de brinquedos quebrados!

Não dá para doar? Conheça o programa nacional de reciclagem de brinquedos quebrados!
0Shares

Você sabia que apenas 3% do lixo reciclável é de fato reciclado no Brasil? Isso significa que contar com a coleta seletiva – caso ela esteja disponível na sua cidade – não dá a garantia de que os materiais serão, de fato, recicláveis. Com os brinquedos quebrados não é diferente!

A Hasbro, fabricante de brinquedos, se juntou à TerraCycle, empresa especializada em reciclagem, para criar um programa gratuito de reciclagem de brinquedos quebrados ou sem condições de uso e suas respectivas embalagens. O programa é gratuito e irá proporcionar o descarte correto destes resíduos e a oportunidade de arrecadar dinheiro para instituições sem fins lucrativos de sua confiança.

Para dar destino adequado aos brinquedos inutilizáveis, basta seguir o passo-a-passo a seguir:

1. Colete o máximo de brinquedos sem condições de uso e suas respectivas embalagens. A TerraCycle aceita remessas de diversos tamanhos, mas para reduzir sua pegada de carbono, dê preferência ao envio de remessas maiores (máximo de 30kg) e reutilize caixas para enviar seus resíduos. Não é necessário lavá-los ou limpá-los antes de enviá-los.

2. Imprima uma etiqueta pré-paga. Para adquirir gratuitamente essa etiqueta, basta acessar seu “Perfil” em nosso site, clicar em “Programas de Coleta” e escolher a opção “Solicitar etiqueta”. Você também pode solicitar sua etiqueta clicando aqui. Importante: não tire cópias e não imprima a mesma etiqueta mais de uma vez. Os pontos das remessas enviadas com etiquetas duplicadas não serão computados.

3. Envie sua remesa para a TerraCycle. Após fechar bem a sua caixa e colar a etiqueta pré-paga, basta entregá-la em uma agência própria dos Correios. Lembre-se que as caixas usadas para o envio não devem conter propagandas.

Qualquer brinquedo será aceito pelo programa, ou seja, não precisa ser da marca para dar o destino correto.  Os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como a separação, a lavagem e a extrusão. Os resíduos são transformados em uma nova matéria-prima, chamada Pellet. Esta matéria-prima é vendida e utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras, etc.

Para cada 100 gramas de resíduo enviado (peso médio de 1 unidade), o seu time de coleta receberá 10 pontos TerraCycle que equivalem a R$0,10 e poderão ser revertidos em doações para uma entidade sem fins lucrativos ou escola pública de sua escolha.

Foto: Ian D. Keating/Creative Commons

Fonte: The Greenest Post

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *