Níveis inseguros de E. coli encontrados no rio Sena, em Paris, menos de 2 meses antes das Olimpíadas
A água do rio Sena apresentava níveis elevados e inseguros de E. coli menos de dois meses antes das competições de natação marcadas para acontecer durante as Olimpíadas de Paris, de acordo com os resultados dos testes publicados na sexta-feira.
Os níveis de contaminação nos primeiros oito dias de junho, após fortes chuvas persistentes em Paris, mostraram bactérias como E. coli e enterococos além dos limites considerados seguros para os atletas.
O relatório foi publicado pelo grupo de monitoramento Eau de Paris um dia depois que um alto executivo do Comitê Olímpico Internacional disse que “não havia razões para duvidar” que as corridas aconteceriam conforme programado em um trecho histórico do Sena, no centro da cidade, perto da Torre Eiffel.
O primeiro evento olímpico no Sena limpo é o triatlo masculino, incluindo uma natação de 1,5 quilômetro (menos de 1 milha), na manhã de 30 de julho. O triatlo feminino é no dia seguinte e uma prova de revezamento misto será em 5 de agosto. .
Apesar da confiança expressa publicamente pelo COI, a decisão final sobre a aprovação dos eventos seguros para os atletas deve caber aos órgãos dirigentes dos desportos individuais, do Mundo Aquático e do Triatlo Mundial.
De acordo com as normas europeias, o limite seguro para E. coli é de 900 unidades formadoras de colónias por 100 mililitros. A Federação Mundial de Triatlo utiliza os mesmos critérios para determinar a qualidade da água suficiente para as competições.
A água da chuva infiltra-se no sistema de esgotos e, para evitar inundações nas ruas, o excesso de água, que transporta bactérias fecais, é desviado para o Sena. Para resolver esta questão, foi inaugurado em Maio um enorme reservatório capaz de armazenar 50.000 metros cúbicos de água durante chuvas fortes.
A qualidade da água dos rios nas grandes cidades pode ser afetada por muitas coisas, desde o escoamento até ao despejo de produtos químicos, por vezes ilegalmente, e pelo tráfego de barcos.
No início desta semana, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, dobrou sua promessa de dar um mergulho no rio antes do início da competição. Na terça-feira, ela confirmou que sua natação foi adiada para depois das eleições antecipadas na França, que terminam em 7 de julho.