Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Níveis inseguros de E. coli encontrados no rio Sena, em Paris, menos de 2 meses antes das Olimpíadas

Níveis inseguros de E. coli encontrados no rio Sena, em Paris, menos de 2 meses antes das Olimpíadas
2Shares

A água do rio Sena apresentava níveis elevados e inseguros de E. coli menos de dois meses antes das competições de natação marcadas para acontecer durante as Olimpíadas de Paris, de acordo com os resultados dos testes publicados na sexta-feira.

Os níveis de contaminação nos primeiros oito dias de junho, após fortes chuvas persistentes em Paris, mostraram bactérias como E. coli e enterococos além dos limites considerados seguros para os atletas.

O relatório foi publicado pelo grupo de monitoramento Eau de Paris um dia depois que um alto executivo do Comitê Olímpico Internacional disse que “não havia razões para duvidar” que as corridas aconteceriam conforme programado em um trecho histórico do Sena, no centro da cidade, perto da Torre Eiffel.

ARQUIVO - Atletas nadam no rio Sena na primeira etapa do evento-teste de triatlo feminino para os Jogos Olímpicos de Paris, em 17 de agosto de 2023. A água do rio Sena apresentava níveis elevados inseguros de E. coli menos de dois meses antes da natação as competições estão programadas para acontecer durante as Olimpíadas de Paris, de acordo com os resultados dos testes publicados na sexta-feira, 14 de junho de 2024. (AP Photo/Michel Euler, Arquivo)
Atletas nadam no rio Sena na primeira etapa do evento-teste de triatlo feminino para os Jogos Olímpicos de Paris, em 17 de agosto de 2023. (AP Photo/Michel Euler, Arquivo)

O primeiro evento olímpico no Sena limpo é o triatlo masculino, incluindo uma natação de 1,5 quilômetro (menos de 1 milha), na manhã de 30 de julho. O triatlo feminino é no dia seguinte e uma prova de revezamento misto será em 5 de agosto. .

“Estamos confiantes de que nadaremos no Sena neste verão”, disse Christophe Dubi, funcionário do COI, na quinta-feira, em um briefing online, após ouvir uma atualização de Paris de autoridades municipais e organizadores olímpicos.
ARQUIVO - Um homem caminha na bacia de armazenamento de águas residuais e pluviais de Austerlitz, que visa tornar o Rio Sena navegável durante os Jogos Olímpicos, em Paris, durante sua inauguração em 2 de maio de 2024. A água do Rio Sena apresentava níveis elevados inseguros de E . coli menos de dois meses antes das competições de natação programadas para ocorrer durante as Olimpíadas de Paris, de acordo com os resultados dos testes publicados na sexta-feira, 14 de junho. (Stephane de Sakutin/Pool Photo via AP, Arquivo)
Um homem caminha na bacia de armazenamento de águas residuais e pluviais de Austerlitz, que pretende tornar o rio Sena navegável durante os Jogos Olímpicos, em Paris, durante sua inauguração em 2 de maio de 2024. (Stephane de Sakutin/Pool Photo via AP)

Apesar da confiança expressa publicamente pelo COI, a decisão final sobre a aprovação dos eventos seguros para os atletas deve caber aos órgãos dirigentes dos desportos individuais, do Mundo Aquático e do Triatlo Mundial.

A segurança das águas do Sena para as Olimpíadas está em dúvida desde que alguns eventos-teste programados para agosto passado foram cancelados, também após fortes chuvas fora de época.

De acordo com as normas europeias, o limite seguro para E. coli é de 900 unidades formadoras de colónias por 100 mililitros. A Federação Mundial de Triatlo utiliza os mesmos critérios para determinar a qualidade da água suficiente para as competições.

A água da chuva infiltra-se no sistema de esgotos e, para evitar inundações nas ruas, o excesso de água, que transporta bactérias fecais, é desviado para o Sena. Para resolver esta questão, foi inaugurado em Maio um enorme reservatório capaz de armazenar 50.000 metros cúbicos de água durante chuvas fortes.

ARQUIVO - A ponte Alexandre III, centro, é visível em 11 de julho de 2023, em Paris. Em 2024. A água do rio Sena apresentava níveis elevados e inseguros de E. coli menos de dois meses antes das competições de natação marcadas para ocorrer durante as Olimpíadas de Paris, de acordo com os resultados dos testes publicados na sexta-feira, 14 de junho de 2024. (AP Photo /Thomas Padilla, Arquivo)
A ponte Alexandre III, no centro, estará visível em 11 de julho de 2023, em Paris. Em 2024. (AP Photo/Thomas Padilla)

A qualidade da água dos rios nas grandes cidades pode ser afetada por muitas coisas, desde o escoamento até ao despejo de produtos químicos, por vezes ilegalmente, e pelo tráfego de barcos.

No início desta semana, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, dobrou sua promessa de dar um mergulho no rio antes do início da competição. Na terça-feira, ela confirmou que sua natação foi adiada para depois das eleições antecipadas na França, que terminam em 7 de julho.

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *