O edifício residencial de madeira mais alto do mundo planejado
O Rocket&Tigerli, um edifício revestido de terracota, será construído em um antigo local industrial na cidade de Winterthur, perto de Zurique.
Será composto por quatro seções de construção de diferentes alturas, chegando a 100 metros de altura, tornando-se o edifício mais alto do mundo com uma estrutura de madeira de suporte de carga, de acordo com o site UrbanMilwaukee.com.
Batizada de torre Rocket&Tigerli em homenagem às locomotivas que foram produzidas no local industrial anterior, o projeto utilizou um sistema de construção desenvolvido pela empresa suíça Implenia e pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, ETH, de acordo com um comunicado da empresa.
De acordo com a Implenia, o núcleo de concreto foi substituído por madeira, resultando em uma viga individual com um peso menor. Isso torna possível construir construções mais altas e, ao mesmo tempo, garantir que todo o processo de construção atinja uma quantidade menor de carbono incorporado, disse a empresa com sede em Zurique.
O edifício supera a construção do Ascent, que é uma torre de apartamentos de 25 andares em construção em Milwaukee, Wisconsin.
Trabalhadores da empreiteira CD Smith ligaram grandes pedaços de madeira como se estivessem construindo um brinquedo LEGO, conforme descrito pelo site Urbanmilwaukee.com. Caminhões de madeira maciça, fornecidos por dois fornecedores europeus diferentes, desembarcaram cargas de peças individuais de madeira projetada para locais específicos do edifício. Se a tubulação, como encanamento ou conduíte elétrico, precisa passar por um piso ou parede, o orifício correspondente foi pré-cortado na viga na Europa.
Cada coluna possui juntas metálicas macho e fêmea correspondentes para conectar com as peças adjacentes. A largura das peças de suporte de carga diminui à medida que o edifício sobe, refletindo a diminuição do peso que eles precisam suportar.
Quando concluído, o prédio de 25 andares subirá 283 pés. Esperava-se que fosse o maior edifício de madeira maciça do mundo, empurrando o líder mundial anterior, a Torre Mjos na Noruega, da mais alta do mundo por um metro.
Ou seja, até a conclusão do edifício Rocket&Tigerli.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet