Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

O homem de 90 anos que se dedica a recolher plástico dos oceanos para salvar ilha onde nasceu, que vivia da pesca

O homem de 90 anos que se dedica a recolher plástico dos oceanos para salvar ilha onde nasceu, que vivia da pesca
0Shares

Considerado um dos lugares mais lindos do mundo, Bali, na Indonésia, é tido também como um dos locais mais degradados por ações humanas em todo o planeta. O pescador local Wayan Nyo sabe bem o porquê! Ao longo de seus 90 anos de idade, ele assistiu à região ter um boom populacional por conta de suas riquezas naturais – e, na mesma proporção, sofrer uma imensa devastação ambiental.

Desmatamento, poluição… Até que, há cerca de 20 anos, Nyo começou a perceber que os grandes peixes que costumava pescar na Ilha de Java, onde nasceu, sumiram da água. No lugar, garrafas PET, embalagens descartáveis e chinelos, entre outros tantos resíduos plásticos.

A situação foi para ele o estopim! Desde então, Nyo passou a entrar na água com sua rede de pesca todos os dias, mas não mais para pegar comida. E sim lixo! Pelas suas contas, em 20 anos, foram mais de 60 mil resíduos plásticos coletados – agora com a ajuda de seu neto, que cresceu e faz questão de acompanhar o avô no trabalho.

 

Corredor ecológico vai ajudar a preservar abelhas nativas no DF
Forbes divulga lista com os melhores hotéis do mundo – 8 estão no Brasil!
3 Formas de gerar energia solar no Brasil que são pouco conhecidas

 

A iniciativa é uma tentativa de limpar o oceano local para ajudar a vida marinha a retornar à região, mas Nyo sabe que não conseguirá sozinho. Exatamente por isso faz questão de, todos os dias, levar até a praia mais próxima todo o lixo que recolhe e deixar claro a qualquer um que perguntar que, de onde vieram os resíduos que pescou, infelizmente, há MUITO mais.

Recentemente, ele ganhou uma ajuda extra no trabalho de conscientização: a jovem cineasta Dana Frankoff, dos EUA, contou a história do pescador no curta documentário Voice Above Water, que já recebeu cinco prêmios internacionais.

Aos 90 anos de idade, para além de reconhecimentos, o único desejo de Wayan Nyo é que sua voz e trajetória possam tocar pessoas ao redor do mundo para que os oceanos deixem de ser lata de lixo da humanidade. Não é pedir muito, né?

Assista, abaixo, ao filme!

VOICE ABOVE WATER from Dana Frankoff on Vimeo.

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *