O primeiro “Agrihood” urbano dos EUA, em Detroit, alimenta 2.000 famílias em um raio de 2 milhas
Traduzido do inglês–Agrihood é um tipo de comunidade planejada que integra a agricultura em um bairro residencial. O objetivo é facilitar a produção de alimentos, bem como fornecer espaço verde, recreação, estética e valor para uma comunidade.
Um bairro arruinado em Detroit foi transformado em um belo “agrihood” construído em torno de uma fazenda orgânica de 3 acres e pomar
A Motor City é conhecida por liderar o caminho quando se trata de automóveis, mas um bairro no centro de Detroit também está liderando o caminho na agricultura urbana.
A Michigan Urban Farming Initiative (MUFI) é um novo tipo de bairro construído em torno de uma fazenda comunitária.
O jardim de 3 acres no coração da “agrihood” alimenta 2.000 famílias em um raio de 2 milhas. Nele prosperam 300 tipos diferentes de vegetais, cercados por 200 árvores frutíferas.
Os vizinhos em um raio de 3,2 km podem simplesmente caminhar até o jardim para obter seus produtos orgânicos de graça, em vez de dirigir até o Whole Foods, que fica a mais de 6,4 km de distância. E “todos nós sabemos o quanto isso pode ser caro”, diz Quan Blunt, o gerente da fazenda do setor agrícola.
Fundado em 2011, o MUFI foi o primeiro agronegócio urbano do país. Embora existam mais de 1.400 jardins e fazendas em Detroit, apenas um deles é considerado um “agrícola”, de acordo com o MUFI .
Mais de 8.000 voluntários doaram mais de 80.000 horas para estabelecer o “Jardim de Eatin” urbano. Produziu mais de 50.000 libras de alimentos apenas nos primeiros quatro anos.
Os alimentos doados ou vendidos para as famílias do bairro, despensas, mercados locais e restaurantes. As famílias recebem comida na base do “pague quanto puder”.
Criativamente, o MUFI transformou o porão de uma casa demolida em uma cisterna ou “lago” para coletar água da chuva e irrigar a fazenda.
A organização transformou outro prédio dilapidado em um centro comunitário de cores vivas e trouxe contêineres remodelados para habitação de baixo custo para estagiários agrícolas.
Os voluntários também embelezaram o bairro com jardins de flores, um jardim sensorial infantil e um pavilhão coberto para eventos comunitários.
“Nos últimos quatro anos, crescemos de uma horta urbana que fornece produtos frescos para nossos residentes para um campus agrícola diversificado que ajudou a sustentar o bairro, atraiu novos residentes e investimentos na área”, disse o cofundador Tyson Gersh ,
Inspiradas no modelo de Detroit, as “agrihoods” surgiram em outras 90 cidades americanas desde 2011.