À medida que o clima esquenta, espécies comumente encontradas em regiões mais centrais e ao sul da Europa encontram novas áreas para se estabelecer
Lindas e imponentes, as espécies de orquídeas gigantes, que podem atingir um metro de altura, possuem um gosto particular pelo clima do Mediterrâneo, sendo muito encontradas no centro e sul da Europa. Por isso, foi com surpresa que os cientistas receberam a notícia da descoberta de uma variedade de orquídea gigante vivendo mais ao norte, no Reino Unido.
O achado foi feito por uma jovem britânica de 29 anos durante uma caminhada na encosta gramada próxima à sua residência em de Didcot, Oxfordshire. Fazia dois anos que a estudante de enfermagem Hamza Nobes mergulhara no mundo das orquídeas como hobby, então soube bem identificar a espécie gigante, sobre a qual já tinha lido, quando a avistou.
A orquídea era uma Himantoglossum robertianum, de cheiro adocicado com muitas flores em tons de lilás e púrpura brotando de seu caule, e folhas largas e brilhantes. “Foi estranho, porque algumas semanas antes eu estava lendo meu livro de orquídeas europeias, olhei aquele orquídea gigante e imaginei com seria adorável vê-la um dia, talvez na Grécia ou em outro lugar, mas ela estava a apenas 10 minutos da minha casa”, disse surpresa ao jornal britânico The Guardian.