O último rio selvagem da Europa ‘protegido de uma vez por todas’ com designação de parque nacional
Durante anos, ONGs ambientais, a empresa de roupas Patagonia e até algumas celebridades fizeram campanha pela proteção do rio Vjosa. Sendo um dos últimos rios selvagens da Europa, o Vjosa alberga mais de 1.100 espécies animais e vegetais – incluindo 13 espécies animais e duas espécies vegetais avaliadas como globalmente ameaçadas pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). E como a maioria dos rios, o seu delicado ecossistema tem estado sob ameaça da interferência humana.
Na corrida pela energia verde , a certa altura, foram planeadas cerca de 45 centrais hidroeléctricas em toda a região, prenunciando um destino sombrio para as espécies que habitam o rio.
Mas agora, numa acção histórica da Albânia, o Vjosa foi declarado o primeiro parque nacional fluvial selvagem da Europa. Ao criar a área protegida de 31.500 acres (12.727 hectares), a ação coloca o pequeno país dos Balcãs na vanguarda da proteção dos rios.
O Poderoso Vjosa
O Vjosa percorre 270 quilômetros, desde as montanhas Pindo, na Grécia, até a costa do Adriático, na Albânia. É considerado um dos últimos grandes rios selvagens da Europa porque, de alguma forma, foi poupado às barreiras artificiais – nomeadamente, não tem barragens ou centrais eléctricas. Entre a sua rica biodiversidade, é o lar de lontras, do ameaçado abutre do Egipto e do lince dos Balcãs, criticamente ameaçado, dos quais, segundo alguns relatos , não mais de 10 permanecem na Albânia, e 40 permanecem no total.
O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, descreveu a criação do parque nacional como um “momento verdadeiramente histórico” para a natureza, mas também para o desenvolvimento social e económico, acrescentando que os parques nacionais atraem 20% mais turistas em comparação com as áreas não protegidas.
“Hoje protegemos de uma vez por todas o único rio selvagem da Europa”, disse Rama. “Isso está prestes a mudar uma mentalidade. Proteger uma área não significa que ela seja consagrada isoladamente da economia.”
Conforme explicado pela IUCN:
Ganhar o status de Parque Nacional Categoria II da IUCN significa que Vjosa receberá proteção, de acordo com os mais altos padrões internacionais, garantindo sua integridade ecológica, permitindo a ocorrência de processos naturais e sustentando populações de todas as espécies nativas. A designação ocorrerá em duas fases, sendo a Fase I declarada … 15 de março de 2023:
- Na Fase I, o canal ativo do rio receberá o status de Parque Nacional, além de algumas terras e vegetação fluvial dentro do canal ativo, ou em risco de inundação ou erosão – mais de 400 km de extensão total. A área será gerida como um Parque Nacional e deverá estar totalmente operacional no início de 2024.
- A Fase II, nos próximos anos, irá adicionar outros afluentes de fluxo livre e áreas que são parte integrante do ecossistema do rio, além de algumas terras privadas, após consulta com as partes interessadas.
“Vjosa é um símbolo da história humana e também uma parte muito importante da história do nosso país”, disse Mirela Kumbaro Furxhi, Ministra do Turismo e Ambiente da Albânia, numa cerimónia de 2022 para assinar o compromisso de criar o Parque Nacional Vjosa Wild River.
“Talvez a Albânia não tenha o poder de mudar o mundo, mas pode criar modelos bem-sucedidos de proteção da biodiversidade e dos ativos naturais e temos o orgulho de anunciar a criação deste primeiro Parque Nacional num dos últimos rios selvagens da Europa.”
Com esta beleza de um rio selvagem protegido para sempre – e, esperançosamente, servindo de inspiração para outros governos – talvez a Albânia tenha, afinal, o poder de mudar o mundo.
One thought on “O último rio selvagem da Europa ‘protegido de uma vez por todas’ com designação de parque nacional”