Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Oceano pode “engolir” parte de Santos (SP) até o ano de 2100, alerta reportagem

Oceano pode “engolir” parte de Santos (SP) até o ano de 2100, alerta reportagem
6Shares

Além do aumento das temperaturas e do derretimento de geleiras, a elevação dos níveis dos mares é um dos impactos mais óbvios provocados pelo aquecimento global.

nenozen/istock© nenozen/istock nenozen/istock

E se você ainda acha que o fenômeno é algo muito distante, que afeta apenas as regiões mais remotas, precisa saber que Santos, no litoral de São Paulo, é uma das cidades que corre riscos de ser “engolida” pelo oceano.

Aumento do nível do mar pode “engolir” Santos

cifotart/istock© cifotart/istock cifotart/istock

De acordo com reportagem do jornal Diário do Litoral, o mais recente relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) indica que o aumento do nível do mar pode chegar a 2,5 metros até 2100.

Isso significa que, até o final desse século, vários bairros de Santos podem ser “engolidos” pela água, obrigando a evacuação de parte da população.

cifotart/istock© cifotart/istock cifotart/istock

A linha costeira brasileira é mais vulnerável a sentir os impactos do aumento do nível do mar porque é gigante e com alta densidade demográfica, explica a pesquisadora Célia Regina de Gouveia Souza, do Instituto Geológico de São Paulo.

Miguel Tovar/LatinContent via Getty Images© Miguel Tovar/LatinContent via Getty Images Miguel Tovar/LatinContent via Getty Images

Em entrevista ao jornal, José Eustáquio Diniz Alves, doutor em Demografia, afirmou que a chance de ocorrerem inundações em cidades litorâneas, como Santos, é real e que essas regiões podem “passar por um agravamento dos desastres provocados pelos choques das ondas sobre as malfeitorias da civilização”.

William Rodrigues dos Santos/istock© William Rodrigues dos Santos/istock William Rodrigues dos Santos/istock

Em Santos, as últimas ressacas se comportaram de maneira um pouco mais agressiva do que se via há cerca de 10 ou 20 anos, informa a reportagem.

Photo by Caio Ribeiro Pereira on Unsplash

Fonte: MSN

6Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *