Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Peixe raro com cabeça transparente é filmado nas profundezas do oceano

Peixe raro com cabeça transparente é filmado nas profundezas do oceano
1Shares

Um peixe raro com uma testa transparente foi filmado por pesquisadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute, na Califórnia – e é uma visão e tanto. A descoberta foi feita pelo aquarista Tommy Knowles e sua equipe a bordo do navio de pesquisa Rachel Carlson, enquanto coletavam águas-vivas para a próxima exposição “Into the Deep”.

No meio de um mergulho, o peixe Barreleye e peixe olhos-de-barril (Macropinna microstoma) foi avistado pela equipe apenas pela nona vez (que considerando seus veículos operados remotamente registraram mais de 5.600 mergulhos bem-sucedidos e gravaram mais de 27.600 horas de vídeo, não é exatamente uma ocorrência comum).

Dado que o olho de barril vive em profundidades de 600 a 800 metros, na escuridão total, isso explica por que os avistamentos são poucos e distantes entre si.

Raro e diferente

Os peixes Barreleye podem crescer até 15 centímetros de tamanho e vivem em uma dieta de zooplâncton, incluindo crustáceos e sifonóforos e podem ser encontrados no Mar de Bering, Japão e Baja California.

“Duas pequenas reentrâncias onde os olhos normalmente aparecem em um peixe são, na verdade, os órgãos olfativos do olho de barril, e seus olhos são duas esferas verdes brilhantes atrás do rosto que olham para o topo da cabeça”, de acordo com MBARI.

“Seus olhos olham para cima para localizar sua presa favorita – geralmente pequenos crustáceos presos nos tentáculos de sifonóforos – das sombras que projetam no fraco brilho da luz do sol.”

Talvez você esteja se perguntando como os peixes são capazes de comer suas presas se seus olhos olham para cima…

Enquanto os cientistas pensavam anteriormente que o olhar do olho de barril estava fixo olhando para cima, os pesquisadores do MBARI em 2009 foram capazes de provar como o peixe é capaz de girar os olhos para a frente para ver sua comida ao comer.

Para mais informações sobre o peixe bizarro, visite o site do MBARI.

Fonte: Hypeness

1Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *