Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

PersiSKIN é uma alternativa vegana ao couro animal feito de excedentes do caqui

PersiSKIN é uma alternativa vegana ao couro animal feito de excedentes do caqui
2Shares

A empresa agroalimentar espanhola, Laserfoood, localizada em Valencia, onde estão os maiores produtores de caqui daquele país, investiu em pesquisa para criar um substituto para o couro com características físicas e visuais muito semelhantes à matéria-prima de origem animal.

A Laserfood apresentou seu substituto ao couro animal e sintético chamado Persiskin composto por produtos 100% naturais provenientes do excedente de caqui, no qual investirá dois milhões de euros para a sua produção.

De acordo com os dados da Laserfood, no ano de 2020 a comunidade valenciana foi responsável por 88,5% de todo o volume de caqui produzido no país. Atualmente o país produz em torno de 500 milhões de quilos da fruta e é o principal exportador do mundo.

O principal objetivo do produto desenvolvido é a criação de um novo setor industrial que permita o aproveitamento integral dos resíduos e excedentes gerados na produção do caqui.  Este novo tecido é, portanto, respeitoso com o meio ambiente, sustentável e parte da economia circular da região de origem da matéria-prima.

Com um investimento de 2 milhões de euros e com a participação da Associação de Investigação da Indústria Têxtil AITEX, a Persiskin é uma startup inativa da Comunidade Valenciana para escoar a produção excedente de caqui da região, através da fabricação de um material composto por mais de 85% de materiais naturais.

“Nos últimos cinco anos a colheita do caqui teve uma evolução exponencial, fazendo com que a produção aumentasse a níveis exorbitantes”, explica Jaime Sanfelix, diretor executivo da Persiskin. Este aumento da produção fez com que “atualmente mais de 50% da produção anual se transforme em excedentes que não são comercializados”.

Neste sentido, dentro da “indústria agro-alimentar, é também um desafio aproveitar e escoar o produto excedente que não é comercializado”, acrescenta Jaime Sanfelix, que neste caso deu origem à inovação do Persiskin um material que nos é apresentado como a “solução para o excedente de caqui nos campos valencianos“.

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *