Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Peruano desenvolve ‘armadilhas de névoa’ que obtêm 400 litros de água por dia

Peruano desenvolve ‘armadilhas de névoa’ que obtêm 400 litros de água por dia
0Shares

A precipitação anual em Lima não ultrapassa os 10mm, por isso a capital peruana é considerada uma das cidades mais secas do planeta. Esta situação não deixa sem efeitos as comunidades que apresentam maiores problemas económicos. Estima-se que 2 milhões de pessoas nesta bela cidade não tenham acesso ao precioso líquido.

Na ausência de soluções oficiais, foram alcançadas alternativas consideráveis. Vejamos um deles, proposto por Abel Cruz Gutiérrez, que sofreu em primeira mão os efeitos da falta de água.

As malhas conseguem captar o precioso líquido, aproveitando o nevoeiro que cobre as colinas durante grande parte do ano.

Essas malhas de 6 x 4 metros capturam micropartículas que compõem a neblina . Devido ao seu pequeno tamanho, não podem precipitar. Após o impacto com a malha, transformam-se em gotículas de água, que são armazenadas ou entregues aos usuários.

Marca de carros Jaguar converte-se ao elétrico e sai dos motores de combustão

Instituição transforma ônibus em hotel para pessoas vulneráveis dormirem

Com este sistema, até 500 famílias beneficiam do precioso líquido, permitindo a captação de cerca de 10 mil litros.

Devido à sua simplicidade, este sistema foi implementado em outras partes do mundo. Áreas de altas temperaturas, como o deserto do Atacama no Chile, o Negev em Israel, várias partes do Equador, Guatemala, Nepal e Ilhas Canárias.

Abel Cruz Gutiérrez é o presidente da associação dos Peruanos sem Água . Este núcleo nasceu em 2005 e tem conseguido atrair a atenção das autoridades, para encontrar uma solução para o problema. Gutiérrez se define como um “caçador de nuvens ” .

De vocación dirigida al cuidado del medio ambiente, además alcanzó la meta de ser ingeniero ambiental, con un ímpetu contagioso en la búsqueda del preciado líquido para mejorar la calidad de vida y crear modelos sustentables afines a la materia, y que puedan aplicarse en otras partes do mundo.

A água do coletor de neblina tem sido bem aproveitada pela população cujo meio de subsistência é a agricultura.

Há cerca de 10 anos, só se via um morro sem qualquer possibilidade de ser habitado, devido ao seu terreno árido. Graças à existência dos filtros de neblina, não só é agora um local favorável para o plantio, como o projeto adquiriu dimensões maiores do que o esperado.

A placa do coletor de neblina cita um provérbio árabe que diz: “Toda promessa é uma nuvem, mas os fatos são a chuva . ” Embora as chuvas tenham diminuído nos últimos anos, as nuvens não deixaram de estar no céu, ou seja, as promessas se concretizaram.

 

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *