Por que a dama-da-noite solta perfume em horário noturno?

Você já passou à noite por uma flor branca e sentiu um forte aroma vindo dela? Se sim, saiba que a planta em questão pode ser a dama-da-noite, uma das espécies de vegetais mais conhecidas por liberar o seu perfume somente no horário noturno.
O nome científico da flor é Cestrum nocturnum, ela floresce da primavera ao fim do verão e tende a brotar em maiores quantidades quando exposta à luz do Sol ao longo do dia. Suas pétalas, no formato de cálice, escondem o segredo por trás do seu forte perfume que exala apenas ao anoitecer.
O motivo da dama-da-noite liberar seu aroma somente quando escurece é a polinização. O agente polinizador da planta é a mariposa, que só busca o néctar das flores no final da tarde e à noite. O perfume, então, serve para atrair esse inseto.
Uma vez que as mariposas se alimentam e coletam o pólen, carregam o material para uma outra flor, o que garante a reprodução da planta. Esse processo da dama-da-noite para chamar os polinizadores é controlado por um mecanismo que identifica a ausência da luz para soltar o cheiro atrativo.
Outras plantas também são famosas por atrair a atenção de mariposas ao anoitecer, como jasmim e a flor-da-lua. Ambas destacam-se por exalar um cheiro adocicado, que é responsável pela aproximação dos insetos noturnos.
As flores diurnas
Existem também aquelas flores que, ao contrário da dama-da-noite e outras plantas noturnas, têm como característica principal atrair agentes polinizadores diurnos. Girassol, hibisco e lavanda são algumas delas.
Cores vibrantes como amarelo, azul, vermelho e laranja, pétalas que abrem somente com a luz solar e néctar mais acessível à visão dos insetos que fazem a polinização são estratégias de atração destes vegetais. Além de abelhas, besouros e borboletas, pássaros como beija-flores também coletam o pólen em plantas diurnas.