Por que deveríamos ensinar crianças desde cedo sobre a importâncias das abelhas, em vez de estimulá-las a sentir medo desse inseto
As abelhas são um dos grupos mais conhecidos entre os insetos. Porém, infelizmente, muitas pessoas sentem medo desses animais e acabam ensinando isso para as crianças. Mas você sabia que esses insetos são muito importantes e até essenciais para a sobrevivência das próximas gerações? Para explicar sua importância para as crianças e adolescentes, é necessário que nos informemos sobre seu papel na natureza e sobre por que, afinal, a vida das abelhas é fundamental para o meio ambiente.
Fatos sobre as abelhas
As abelhas são pequenos animais que se defendem por meio de seu ferrão e produzem o mel do planeta. Mas isso todos nós já sabemos, não é mesmo? O que muita gente pensa é que as abelhas constituem uma espécie dentro do grupo dos insetos. Na verdade, o número de espécies de abelhas conhecidas ultrapassa 20 mil! Além disso, elas são os únicos insetos que produzem um alimento consumido pelo homem.
Como as abelhas se organizam
Um fato interessante é que estes animais são altamente organizados e sua sociedade é um tanto quanto complexa. Para começar, uma colmeia é divididas em três grupos: a abelha rainha, as operárias e o zangão. Cada um deles tem o seu papel no funcionamento da colmeia! A abelha rainha é a responsável pela reprodução e por liberar hormônios que possibilitam outras abelhas a virarem rainhas. No entanto, quando outra rainha nasce e se torna forte, acontece um combate, e a sobrevivente fica com o trono! Já as operárias têm o papel de cuidar de todo o gerenciamento da colmeia. Suas tarefas variam de acordo com sua idade. Esta classe realiza desde a limpeza dos alvéolos até a defesa da colmeia e polinização. Por fim, os zangões possuem a única função de fecundar a rainha. Por isso, não possuem o ferrão para picar seus inimigos.
Falando sobre sua defesa… O ferrão deixado em sua picada é, na verdade, uma extensão de seu abdômen. Portanto, ao picar, as abelhas perdem uma parte de seu corpo. Sendo assim, realizam um ato suicida com o intuito de proteger sua comunidade ou a rainha. Muitas pessoas também se enganam ao pensar que as abelhas que não possuem ferrão não conseguem se defender! Hoje em dia, já temos pesquisas que provam que elas podem se defender também por meio de mordidas e secreções.
Apesar de serem poderosas enquanto se defendem, as abelhas realizam muito mais do que isso na natureza. Por isso, devemos ensinar as próximas gerações a preservar e respeitar esses animais.
A importância das abelhas
Você já sentiu medo de abelhas ou já demonstrou esse sentimento perto de alguma criança? É provável que todos nós já tenhamos reagido com receio, quando elas se aproximam, e até já tenhamos presenciado alguém matando uma abelha por medo. No entanto, não deveríamos fazer isso, especialmente na frente das crianças. O motivo disso é que estes animais possuem o fundamental papel de polinização.
Você sabia que 2% das abelhas selvagens são responsáveis por 80% da polinização do mundo? Desta forma, a produção da maior parte de vegetais e flores do mundo só é possível graças a esses pequenos insetos. Por isso, o ato de matar abelhas pode contribuir para um problema em nível global. Isso significa que a extinção das abelhas pode sugerir uma grande dificuldade – se houver ainda a possibilidade – de produzir a mesma quantidade de frutas, legumes, verduras e flores que temos hoje em dia. Vale lembrar que os seres humanos não seriam os únicos a sofrer. Uma vez que os animais também utilizam estes recursos para a sua sobrevivência, um mundo sem abelhas também significaria um mundo sem ecossistemas.
Mas como explicar isso para as crianças?
Apesar de essenciais, estas informações podem parecer muito complexas para serem explicadas às crianças. No entanto, é importante que famílias e babás conversem sobre a situação das abelhas e sua importância para as próximas gerações, mesmo que simplificadamente. Para fazer isso, basta explicar às crianças que as abelhas buscam o pólen de uma flor e levam para outras flores. Isso possibilita essas flores a serem saudáveis e produzirem mais flores e frutos.
Explique que, sem elas, nós provavelmente não conseguiríamos fazer o mesmo. Sendo assim, os seres humanos e animais não conseguiriam ser saudáveis e o mundo não seria tão bonito, com tantas flores e frutas. Esclareça que as abelhas só atacam quando se sentem ameaçadas. Portanto, para evitar uma picada, não devemos bater ou matá-las. Ao avistar uma abelha, simplesmente se afaste calmamente delas ou de sua casa (colmeia). Assim as abelhas ficarão felizes e realizarão seu trabalho, fazendo todos os outros animais felizes também!
Recursos externos
Além disso, você pode usar alguns recursos externos para fazer com que as crianças aprendam sobre este universo de uma forma dinâmica e divertida. Algumas sugestões podem ser assistir a filmes, como o popular Bee Movie – A História de uma Abelha e Abelha Maya – O filme, ou visitar locais como A Cidade das Abelhas, em Embu (SP), e o Planeta Inseto, o único zoológico de insetos do Brasil, localizado também em São Paulo.
Extra: Atividade | Meu Jardim de Abelhas
Além disso, uma forma ainda mais eficiente e divertida de ensinar às crianças sobre as abelhas e ajudar na proteção desses animais é fazer um Jardim de Abelhas no quintal da sua casa! Para isso, siga os seguintes passos:
- Encontre um local em seu jardim ou quintal onde flores e plantas possam crescer (certifique-se que não há nenhum tipo de pesticida no local).
- Peça às crianças para imaginarem e desenharem como querem que seja seu jardim – essa é uma ótima maneira de incluí-los na atividade
- Em seguida, plante flores coloridas e chamativas para atrair esses e outros polinizadores. Além disso, flores aromáticas serão ainda mais eficientes. Dê prioridade a plantas nativas e certifique-se de que o local é ensolarado e protegido do vento. As abelhas gostam de árvores frutíferas e de flores como manjericão, girassol, margarida, lavanda e alecrim.
- Por fim, divirta-se observando o seu Jardim de Abelhas!
Curtiu as dicas? Bora colocá-las em prática?
fonte: The Greenest Post