Porcos selvagens produzem tanto CO2 quanto 1,1 milhão de carros por ano, segundo estudo
Agora, cientistas mediram o impacto climático desse hábito em um estudo publicado na revista Global Change Biology. E afirmam que é equivalente às emissões de gases de efeito estufa de 1,1 milhão de carros por ano.
Segundo o The Guardian, uma modelagem feita por uma equipe internacional de pesquisadores estima que os porcos selvagens liberam 4,9 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono a cada ano em todo o mundo.
O pesquisador Dr. Christopher O’Bryan, da Universidade de Queensland (Austrália), afirma que os porcos selvagens são uma das espécies invasoras de vertebrados mais difundidas no planeta. “Os porcos selvagens são nativos da Europa e partes da Ásia, mas foram introduzidos em todos os continentes, exceto na Antártica”, afirmou ao jornal britânico.
Os pesquisadores estimam que os porcos selvagens estão presentes em uma área de mais de 36 mil km2 em regiões onde não são nativos. “No final do dia, porcos selvagens são um problema humano. Nós os espalhamos pelo mundo. Este é outro impacto climático mediado pelo homem”, afirma O’Bryan.
Foto: Getty Images
Fonte: Um Só Planeta