Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Projeto sustentável de Café tem materiais reciclados como destaque

Projeto sustentável de Café tem materiais reciclados como destaque
2Shares

Projeto sustentável de Café em Bangkok, na Tailândia, destaca-se pelo uso de materiais reciclados desde a fachada até aos móveis

Projetado pela space+craft, o Early BKK começou com uma forte paixão da proprietária para criar um café comunitário com conceitos verdadeiramente sustentáveis ​​em seu bairro.

Em comparação com a maioria dos negócios que sempre pensam em lucrar, esta cafeteria pensa em como apresentar um estilo de vida mais ecológico aos visitantes e vizinhança.

O uso de materiais reaproveitados como para parte importante do design foi uma das soluções encontradas, considerando os graves problemas em relação ao gerenciamento de resíduos atualmente.

Primeiramente o escritório de arquitetura iniciou uma pesquisa sobre reciclagem de materiais e lixo na vizinhança.

Como resultado descobriram que o lixo mais encontrado, e que poderia ser reciclado e reutilizado eram caixas de leite e garrafas de vidro.

 

Sendo assim, decidiram usar esses resíduos como materiais principais em todo o projeto sustentável do café, desde fachadas arquitetônicas até acabamentos de interiores e móveis.

 

Então trabalharam em conjunto com uma fábrica para produzir o ‘re-board’, um cartão feito 100 por cento de pedaços cortados de caixas de leite usadas. Em seguida esse material foi usado na maior parte do espaço interior, como portas, teto, cadeiras e mesas.

Por fim selecionaram cuidadosamente as caixas de leite, buscando cores laranja e quentes, para combinar com o piso de tijolos feitos à mão.

 

Da mesma forma foram utilizadas garrafas de cerveja reaproveitadas de diversas formas neste projeto sustentável.

 

Na fachada, há cerca de 600 garrafas de cerveja usadas na estrutura de anéis de metal do prédio.

Elas criaram um efeito impressionante de luzes e sombras no interior, bem como, contaram uma boa história do objetivo do Early BKK a partir da aparência externa.

Além disso, adicionamos alguns pequenos detalhes usando lixo como um tanque de óleo de ferro galvanizado usado como balcão da pia e garrafas de vidro usadas como maçanetas.

Algumas paredes foram feitas batendo as garrafas na massa, criando padrões e texturas interessantes.

A entrada dá a um pequeno pátio de pé direito duplo com uma grande árvore, trazendo a natureza para dentro, e uma área para animais de estimação. Certamente isso oferece uma vibração acolhedora e amigável.

O primeiro andar é o café principal, mas na parte de trás da área da cafeteria encontra-se produtos para animais de estimação e algumas roupas de segunda mão estão à venda.

O 2º andar é composto por áreas de estar, projetadas com uma grande janela em ambos os lados para uma boa ventilação natural. Esta sala foi concebida para usos polivalentes, podendo ser transformada em sala de oficina.

A gestão do café também baseia-se em conceitos verdes e sustentáveis. Por exemplo, “sem canudos”, “sem copo de plástico”, “trazendo sua caneca ganha desconto”, além da separação de lixo.

Em resumo o projeto sustentável do Café Early BKK funciona como uma vitrine inspiradora de como materiais reciclados podem ser reinventados.

A ideia é que as pessoas possam ir tomar apenas um café, mas saírem de lá com novos conceitos sobre desperdício e reciclagem. Assim como acreditarem que pequenas ações podem tornar o mundo um lugar melhor.

Fotos: Thanapol Jongsiripipat

2Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *