Quer salvar as abelhas? Deixe os dentes-de-leão em paz nesta primavera
Os dentes-de-leão são os melhores amigos dos polinizadores: deixe de lado o herbicida e o cortador de grama
Além de serem extremamente úteis para os humanos , os dentes-de-leão e outras “ervas daninhas” comuns são inestimáveis para as abelhas e outros polinizadores.
Você pode ajudar tremendamente os polinizadores que lutam globalmente simplesmente não borrifando as ervas daninhas e deixando a grama crescer um pouco mais entre os cortes, diz a British Ecological Society.
Se gostamos de comer o terço de todas as culturas alimentares que dependem de polinizadores animais, precisamos “aprender a amar as ervas daninhas”, diz a nova presidente da organização, Jane Memmott.
“Ao deixar os gramados crescerem até a altura do tornozelo, margaridas, dentes-de-leão e trevos têm a chance de florescer”, disse ela em um comunicado à imprensa na semana passada.
Memmott diz que corta dentes-de-leão em seu quintal, sempre certificando-se de que haja alguns canteiros de flores deixados para as abelhas e borboletas a qualquer momento.
Os dentes-de-leão são um alimento básico para os polinizadores no início da primavera, quando saem da hibernação e não há muito mais flores ainda.
“Os polinizadores precisam de comida de fevereiro a novembro, então tente ter algo florescendo ao longo do ano”, diz Memmott.
“É o início e o fim da temporada, quando os polinizadores mais lutam para encontrar o néctar.”
Mesmo que você não tenha muito quintal, um pequeno jardim, uma varanda ou até mesmo um vaso de plantas à sua porta é uma oportunidade para apoiar abelhas, moscas e borboletas, acrescenta ela.
Memmott recomenda flores nativas únicas com centros de pólen visíveis, em vez de flores duplas, onde o pouco de pólen que elas têm está escondido sob uma elaborada variedade de pétalas.
“Não há nada para os polinizadores comerem em plantas criadas para se parecerem com pompons.”