Safe Water Cube: a invenção de um engenheiro francês que filtra a água suja para torná-la potável, sem energia ou produtos químicos
Cerca de 250.000 pessoas têm acesso à água potável graças à invenção de um engenheiro francês.
O acesso à água potável é um problema global. Na Europa, basta abrir uma torneira para ver que a água corre sem restrições, mas não é o caso dos 1,6 bilhão de pessoas que ainda carecem dela.
Um engenheiro francês trabalha há 10 anos em uma invenção que já levou água potável a 250 mil pessoas em todo o mundo.
Jean-Paul Augereau inventou a fonte Safe Water Cube. Este dispositivo permite filtrar qualquer água e torná-la potável .
Cubo de água segura.
Jean-Paul Augereau contraiu sepse durante uma viagem ao Egito depois de usar água suja para escovar os dentes.
Após o incidente, ele quis inventar uma solução que filtrasse toda a água para torná-la potável . O inventor conseguiu escapar da morte certa graças a um transplante.
Embarcar numa invenção de tal magnitude permitiu-lhe sair gradualmente de uma depressão, procurando uma solução para o que lhe poderia ter custado a vida. Outras pessoas não têm a mesma sorte que ele e morrem por beber água contaminada.
Uma década de pesquisa.
Jean-Paul Augereau explicou em uma entrevista: ” Fiquei doente por causa da água, vivo porque alguém me deu algo… bem, vou tentar retribuir algo aos outros. “
Fundou a associação Agir Ensemble, cujo objetivo é promover o acesso à água potável, a saúde e os vínculos sociais em regiões do mundo com pouca ou nenhuma água potável. Ele inventou uma fonte que funciona mecanicamente, portanto sem produtos químicos ou energia, e que pode filtrar indistintamente a água de lagoas, rios e águas salobras em certos países do mundo.
Como funciona.
A invenção de Jean-Paul pode filtrar cerca de 1.000 litros de água por hora, ou 150.000 litros de água por mês .
A água bombeada passa por 5 etapas de filtragem para torná-la o mais pura possível, sem destruir os minerais da água. O sistema não requer manutenção, exceto a troca dos filtros a cada quatro meses. As etapas são as seguintes:
- Uma peneira de 100 mícrons no filtro de bombeamento (ou 500 mícrons na entrada do tanque).
- Filtração de 60 mícrons através de um filtro de plástico.
- Filtração de 25 mícrons através de um filtro têxtil.
- Filtragem de 5 mícrons através de filtro têxtil (única parte consumível do aparelho).
- Ultrafiltração a 0,02 microns através de um filtro cerâmico.
O Safe Water Cube foi certificado por um oficial de justiça sob a referência CT16014035 (critérios da Organização Mundial da Saúde – OMS).
O inventor considera que sua missão é tentar fazer com que alguns seres humanos vivam melhor.
Mais informações: La fontaine à eau potable Safe Water Cube