SAWA, o edifício 90% de madeira, o mais sustentável da Holanda
SAWA é um prédio de apartamentos cheio de telhados verdes e varandas plantadas. É também o primeiro edifício residencial de 50 metros de altura em Rotterdam.
O edifício residencial se concentra na construção circular de madeira, biodiversidade e comunidades saudáveis com amplos espaços de plantio. Os designers queriam reduzir as emissões de CO2 e ajudar a atingir as metas climáticas nacionais e internacionais.
O edifício foi classificado como o mais sustentável da Holanda. Ele é projetado para demonstrar que os seres humanos podem viver e construir de forma sustentável.
O plano do edifício reduziu intencionalmente o volume aprovado do modelo de plano de zoneamento com um exterior escalonado.
A SAWA abrigará cerca de 100 apartamentos, com um grande deck comum no primeiro andar e vários terraços. A estrutura de colunas do edifício permite que os apartamentos sejam reorganizados no futuro, ajudando a preparar o edifício para usos múltiplos.
O edifício de apartamentos é único na preservação do máximo possível das superfícies de madeira nos apartamentos. Apenas as paredes ocultas terão acabamento em gesso. Na verdade, o SAWA é 90% construído em madeira , dando um exemplo para futuros projetos de construção de apartamentos que desejam usar materiais e métodos de construção não tradicionais.
Além disso, a madeira laminada cruzada usada para SAWA armazena CO2 e reduz as emissões, criando um espaço acolhedor e confortável.
O tempo de construção também é menor em comparação com a construção de concreto.
A SAWA foi construída com os princípios da construção aberta em mente. Esses princípios se concentram em suportes de pilares, vigas de piso e colunas para criar espaços interiores flexíveis e abertos.
SAWA recebeu prêmios em todo o mundo.
Designer: Mei Arquitetos