Senhor transforma deserto em oásis de vida ao plantar mais de 30 mil árvores

Cansado de ver a incapacidade do governo em gerir alternativas ecológicas, Anand Dhawaj Negi decidiu assumir o trabalho de dar vida a uma floresta verde que se estende por 90 hectares no deserto de Himachal Pradesh, na Índia . Aos 74 anos deixou um legado digno de menção.
São mais de 30 mil árvores plantadas a 3.200 metros acima do nível do mar. Junípero, robínia, salgueiro, choupo e outras coníferas são as espécies mais abundantes nesta floresta. Este local produz batatas, ervilhas, aspargos, girassóis, cogumelos, feijões, damascos e maçãs.
A ideia começou a tomar forma na década de 1990, quando Anand Dhawaj Negi trabalhava com o Programa de Desenvolvimento do Deserto (DDP) , patrocinado pelo governo . Lá ele percebe o desperdício de recursos, que poderiam ser usados em projetos mais significativos.
Como o problema persistiu, Anand obteve permissão para iniciar um serviço voluntário para desenvolver uma floresta em Thang Karma.
Em 1998 iniciou ativamente este projeto, e cinco anos depois conseguiu sua aposentadoria para se dedicar totalmente ao plantio massivo de vegetação no referido deserto . Para isso, ele se guiou pela experiência local que os moradores têm nas plantações próximas a este local.
A obra não foi nada fácil, já que não existem fontes de água próximas ao local. Ele teve que administrar a tarefa de trazer o precioso líquido a uma distância de 6 quilômetros.
No início a maior parte das árvores plantadas não sobreviveram, até que ele conseguiu aperfeiçoar a técnica, e assim obter um percentual baixíssimo de árvores que ‘desperdiçaram’, ou seja, 1%.
Anand também observou que faltava nitrogênio no solo. Para atingir esta condição necessária, plantou trevos ao longo de canais de irrigação, que retêm água e desviam lebres que destroem as colheitas. Ele também utilizou plantas que permitem transformar o solo até que se torne um solo fértil.
Anand Dhawaj Negi aproveitou a terra para criar cabras chigum . Produzem lã de caxemira, de qualidade reconhecida. A carne destes animais é muito procurada e o estrume que produzem contribui para aumentar os nutrientes do solo.
Anand deixou um legado inestimável ao inspirar mais de 200 agricultores a realizar tarefas semelhantes. Ele será sempre lembrado como o empresário que modificou uma terra árida até transformá-la em solo fértil. Anand Dhawaj Negi disse adeus a este mundo em maio de 2021.