Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

Startup brasileira cria ‘ecowraps’, bioembalagens que protegem e conservam os alimentos

Startup brasileira cria ‘ecowraps’, bioembalagens que protegem e conservam os alimentos
0Shares

Também conhecida como “ecowrap” ou “pano de cera”, a embalagem sustentável feita de tecido 100% algodão e impermeabilizado com cera de abelha, que protege e conserva alimentos, é cada vez mais usada por adeptos do consumo consciente. Isso porque, com durabilidade aproximada de 1 ano, o tecido encerado é uma alternativa sustentável ao plástico filme, produzido a partir de fontes não renováveis e com baixo índice de reciclabilidade.

Pioneira na produção desta solução em escala industrial, a startup brasileira Envolve Bioembalagens surgiu em 2018 com o propósito de impactar positivamente a relação de equilíbrio entre consumo, redução do desperdício de alimentos e cuidado com o meio ambiente. O ecowrap passou por testes e validações realizados junto a órgãos como o Ministério do Meio Ambiente, a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) e o Instituto Lixo Zero.

O consumidor pode escolher entre mais de 30 estampas personalizadas, que estão em constante renovação, em 4 diferentes tamanhos, além de um modelo específico de porta sanduíche. Lavável e reutilizável, sua durabilidade é de 150 usos, ou cerca de um ano. Biodegradável, ao final de sua vida útil, o pano de cera pode ser destinado à compostagem, mantendo assim a matéria-prima e recursos biológicos na cadeia de produção e consumo e diminuindo a utilização de aterros sanitários.

Por sua contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – entre eles, Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) -, a Envolve Bioembalagens já assinou o Pacto Global das Nações Unidas, dando mais um passo em seu compromisso de impactar positivamente o planeta por meio de sua atuação. A startup ainda mantém projeto social em que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade para a produção dos ecowraps, garantindo que fiquem com parte da renda da produção para subsistência.

 

Fonte: The Greenest Post

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *