Tartaruga de espécie considerada extinta há um século é encontrada nas Galápagos

O Equador confirmou que uma tartaruga gigante encontrada nas ilhas Galápagos é de uma espécie considerada extinta há mais de cem anos.
“Pensava-se que estava extinta há mais de 100 anos! Reconfirmámos a sua existência. A tartaruga da espécie Chelonoidis phantasticus foi encontrada nas Galápagos”, assinalou o ministro do Ambiente do Equador, Gustavo Manrique, numa publicação na rede social Twitter.
Encontrada em 2019 na Ilha Fernandina, durante uma expedição do parque natural das Galápagos e da organização não-governamental Galápagos Conservancy, foi analisada por cientistas da Universidade de Yale que a identificaram como pertencente à Chelonoidis phantasticus, uma espécie que se acreditava estar extinta.
“A Universidade de Yale revelou os resultados dos estudos genéticos e da comparação de ADN feita com um espécime encontrado em 1906”, informou o parque das Galápagos, num comunicado citado pelo jornal The Guardian.
Para tentar salvar a espécie, o parque nacional do arquipélago está preparando uma nova expedição para procurar mais exemplares destas tartarugas.
As ilhas Galápagos são reconhecidas enquanto habitat de um grande número de animais e plantas em risco de extinção.
Fonte DM.COM.BR