Território Secreto

sua fonte de notícias especiais

TchaoMegot: a empresa de um jovem francês que transforma bitucas de cigarro em isolante para construção

TchaoMegot: a empresa de um jovem francês que transforma bitucas de cigarro em isolante para construção
0Shares

Você pode imaginar que as bitucas de cigarro que você vê na rua ou na praia podem ter uma segunda vida? É exatamente isso que a TchaoMegot, empresa francesa que desenvolveu um processo inovador para reciclar bitucas de cigarro em isolamento de edifícios, conseguiu.

Na França, cerca de 20.000 a 25.000 toneladas de bitucas de cigarro são jogadas fora todos os anos, tornando-as o tipo de lixo plástico mais comum nas praias europeias, de acordo com um estudo da Comissão Europeia. Essa contaminação é o que motivou Julien Paque, fundador da TchaoMegot, a criar uma cadeia única de reciclagem de bitucas na França.

tchaomegot

O processo TchaoMegot começa com a coleta das pontas de cigarro em contêineres instalados nas cidades. Eles são então descontaminados e transformados em um material isolante destinado principalmente à construção, mas também pode ser usado para fazer jaquetas. O processo de reciclagem é bastante inovador, pois não utiliza água nem solventes tóxicos. Em vez disso, é usado um solvente neutro que é reciclado automaticamente em um circuito fechado.

Uma tonelada de pontas de cigarro recuperadas equivale a uma tonelada de isolamento industrial. Em 2022, a TchaoMegot reciclou oito toneladas de pontas de cigarro em oito toneladas de isolamento. O processo de extração das fibras das pontas é muito eficiente, sendo que 99,7% das fibras limpas saem limpas e o 0,3% restante vira um líquido concentrado. A ponta de cigarro limpa é transformada em um produto químico de laboratório que é enviado ao laboratório para ser limpo de metais perigosos, que são destruídos pelas microalgas.

Passadas todas as etapas de descontaminação, as bitucas são transformadas em um isolante que se parece um pouco com lã de cânhamo. A cidade de Béthune (França) já optou por usar este isolamento para alguns edifícios municipais e sua universidade. Além disso, 50.000 estudos foram realizados para provar a não toxicidade do material isolante ecológico de TchaoMegot, bem como a eficácia do processo de extração ecológico.

No entanto, há uma limitação para a TchaoMegot: a valorização da matéria-prima. A empresa planeja, a longo prazo, produzir 200 toneladas de isolantes por ano, o que significa recuperar 200 toneladas de bitucas das 25 mil toneladas descartadas anualmente na França. Para isso, a TchaoMegot implantou 2.500 postes de amarração em toda a França e equipou estabelecimentos privados como empresas, bares e restaurantes com terminais para a coleta de bitucas de cigarro. Além disso, essas mesmas empresas compram as bitucas, completando assim o ciclo de reciclagem de bitucas. A próxima meta da TchaoMegot é equipar todas as tabacarias da França e do resto do mundo e capturar 10% das pontas de cigarro jogadas fora na França.

A iniciativa TchaoMegot é um exemplo de como um problema pode se tornar uma oportunidade. A poluição por bitucas de cigarro é um problema ambiental global, e a inovação desta empresa é uma solução inovadora e ecológica para reduzir seu impacto.

Além disso, o processo de reciclagem da TchaoMegot é um exemplo de economia circular , pois permite reaproveitar resíduos e transformá-los em material útil. Este tipo de economia baseia-se na ideia de que os resíduos podem ser transformados em recursos valiosos e a sua aplicação pode contribuir para a sustentabilidade ambiental e económica.

Alguns dados.

20 metros de isolamento criado a partir de bitucas descontaminadas, sem água ou solventes tóxicos:

🚬 Rolo de 7kg

🚬 Aproximadamente 10kg de pontas para fazer este rolo, ou 40.000 pontas

🚬 o equivalente a 8 piscinas olímpicas de água economizadas com o reaproveitamento desse material destinado a contaminar nosso solo.

TchaoMegot mais tarde usa este material como isolamento para edifícios ou têxteis (jaquetas TchaoMegot! 🧥).

A TchaoMegot desenvolveu uma solução inovadora e ecológica para reciclar bitucas de cigarro em isolamento de edifícios. Seu processo de extração ecológico e eficiente provou ser uma alternativa sustentável e lucrativa para reduzir a poluição e criar um produto útil a partir de resíduos. Esperamos que esta iniciativa inspire mais empresas a seguirem o caminho da inovação e sustentabilidade.

Importância do isolamento térmico.

O isolamento térmico é importante por várias razões:

  1. Economia de energia – O isolamento térmico reduz a quantidade de calor que é perdido ou ganho através das paredes, tetos e pisos de um edifício. Isso significa que menos energia é necessária para aquecer ou resfriar o espaço, o que se traduz em economia significativa nas contas de energia.
  2. Conforto interior : o isolamento térmico ajuda a manter uma temperatura constante no interior do edifício, o que aumenta o conforto térmico das pessoas que o ocupam. Isso é especialmente importante em climas extremos, onde as temperaturas podem ser muito altas ou muito baixas.
  3. Redução de Ruído – Alguns materiais de isolamento térmico também possuem propriedades de isolamento acústico, o que significa que podem reduzir o ruído que é transmitido através de paredes e tetos.
  4. Proteção do edifício – O isolamento térmico também pode proteger o edifício da umidade e do mofo, ajudando a reduzir a quantidade de condensação que se forma nas superfícies internas das paredes e tetos.

O isolamento térmico é um investimento importante que pode melhorar a eficiência energética de um edifício, aumentar o conforto interior dos seus ocupantes, reduzir o ruído e proteger a estrutura do edifício a longo prazo.

Mais informações: tchaomegot.com

0Shares

Trajano Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *